::cck::1015::/cck::
::introtext::
A Reserva Extrativista (RESEX) do Rio Unini, localizada no município de Novo Airão, no Amazonas, foi a sétima unidade de conservação da região norte a sediar a temporada 2022 dos Encontro dos Saberes. A reunião, promovida pelo Projeto Monitoramento Participativo da Biodiversidade (MPB), do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ocorreu no último dia 13 de maio, na comunidade Tapiira, no Parque Nacional do Jaú.
O evento reuniu cerca de 30 participantes. Durante a programação, monitores locais da RESEX e pesquisadores do IPÊ e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam), do ICMBio, compartilharam as experiências do monitoramento participativo do pirarucu e debateram os resultados do projeto MPB na comunidade.
Segundo Marcela Silva, pesquisadora local do IPÊ, o encontro cumpriu o seu objetivo ao funcionar como um espaço de troca entre diferentes saberes a respeito da conservação da biodiversidade na unidade de conservação e do monitoramento do pirarucu. “Isso só comprova que o protocolo de monitoramento do pirarucu do programa Monitora do ICMBio veio para complementar e fazer refletir sobre muita coisa que envolve monitoramento participativo do pirarucu. Está diretamente ligado não apenas a bioecologia, e sim à socioeconomia, especialmente à organização social. E no Encontro de Saberes da RESEX do Rio Unini descobrimos isso juntos”, afirma.
“O encontro foi um momento único, a gente aprendeu muito. Com certeza, ele vai fortalecer o nosso trabalho de manejo do pirarucu e vai ajudar a dar continuidade ao trabalho com o exemplo de outras áreas mais evoluídas. Esperamos que essa iniciativa ajude a agregar muito mais as pessoas nessa luta do manejo. E espero que tenha mais Encontros dos Saberes”, ressalta Edmilson Fragoso, presidente da Associação dos moradores do rio Unini (AMORU) e manejador de pirarucu.
Além dos pesquisadores e moradores locais, o encontro também reuniu gestores da unidade de conservação e representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), moradores da Resex do Médio Juruá e integrantes da AMORU.
Monitoramento Participativo da Biodiversidade
O Projeto de Monitoramento Participativo da Biodiversidade em Unidades de Conservação da Amazônia (MPB) apoia a implementação do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade (Monitora), do ICMBio e conta com apoio da Fundação Gordon e Betty Moore, USAID, Programa ARPA e mais de 20 instituições locais.
Troca de Saberes
Promovido em parceria com o ICMBio desde 2018, o Encontro dos Saberes é um espaço de diálogo entre moradores locais, pesquisadores, monitores e gestores de Unidades de Conservação a respeito da biodiversidade local, com base nos resultados do monitoramento. Desde o início do projeto MPB, o IPÊ já realizou 16 encontros de saberes presenciais e dois seminários amplos envolvendo diversos parceiros da instituição como lideranças locais, gestores do ICMBio, monitores e pesquisadores.
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::1015::/cck::