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Para atuar muito mais próximo aos produtores da área rural do Espírito Santo, o projeto “Educação, Paisagem e Comunidade”, selecionou quatro moderadores jovens, que têm um papel de criar articulação entre as ações do projeto e os moradores dos assentamentos. Os moderadores também são assentados rurais e suas famílias são produtoras na região, dos assentamentos Rosa de Saron (em Águia Branca) e Boa Esperança, Laje e Beija-Flor (em Alto Rio Novo).“Temos o papel de mediar informações entre o IPÊ e os assentados que participam do projeto, com uma linguagem que as pessoas consigam entender. Sou como um fio entre o instituto e o assentamento. Quando se tem alguém que é morador de assentamento, conversando a mesma língua do assentado, isso motiva as pessoas”, comenta Elisa Marins Maciel (foto), estudante de veterinária de 21 anos, do assentamento Rosa de Saron.
A proposta da mediação é criar uma identidade entre o projeto e os assentados, compreendendo a realidade em que a população está inserida, conectando as necessidades e desejos das comunidades às necessidades e desejos de conservação socioambiental do projeto. “É um caminhar junto para fazermos a diferença”, diz Elisa.
Os moderadores iniciaram as atividades em novembro e já colaboraram na mobilização dos moradores para a participação nos cursos sobre recursos hídricos e também para os encontros para planejamento dos projetos. Para Elisa, a participação tem agregado não só na sua vida profissional, já que passou a fazer parte da equipe do projeto, como sua vida pessoal.
“Ser mediadora agregou muito na minha vida e eu tenho mudado a minha visão sobre muita coisa. Eu produzia, mas não tinha a real noção do todo, de quanto a produção impacta ao redor e como você pode preservar o que você usa. Esse olhar diferenciado sobre o impacto na natureza do que a gente consome todos os dias, eu vou passar para as próximas gerações e meus futuros clientes”, afirma.
O projeto “Educação, Paisagem e Comunidade” tem apoio financeiro da Fundação Renova.
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