Quatro viveiros comunitários já estão implementados na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, localizada na região do Baixo Rio Negro, em Manaus (AM). A medida integra as soluções apresentadas pelo Projeto REFLORA como forma de responder a uma demanda dos comunitários: aumentar a oferta de árvores de espécies chave utilizadas por eles, de modo a proteger as árvores localizadas em áreas mais distantes e preservadas.
As comunidades que receberam os viveiros foram Nova Canaã, Jaraqui e Xita, dentro da RDS Puranga Conquista, além da comunidade São Sebastião, que está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro próxima à reserva, área também integrada às ações do projeto.
As mudas de espécies nativas, como Itaúba, Cupuaçu, Samaúma, Tucumã, Andiroba e Jatobá, entre outras, produzidas nos viveiros serão utilizadas na restauração ecológica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista. São espécies características da região, utilizadas pelas comunidades na alimentação, na produção artesanal e no uso madeireiro tradicional para produção móveis e barcos.

A expectativa é que cada viveiro atenda à demanda local da área a ser restaurada em cada comunidade. A estrutura dos viveiros permite que cada unidade tenha capacidade de produção de até 7 mil mudas/ano.
A ação tem o potencial de oferecer maior autonomia às comunidades na condução das ações de recuperação das áreas, pois contribui com a qualidade das mudas e reduzir custos logísticos.

Nos viveiros, os comunitários são os protagonistas e serão responsáveis por todas as etapas da produção, desde a germinação das sementes até o desenvolvimento das mudas prontas para o plantio.
Formação em sementes e produção de mudas
As comunidades envolvidas participaram de dois cursos voltados à formação técnica: o curso de sementes e o curso de produção de mudas e viveiros. As capacitações aconteceram na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e contaram com a parceria do IDESAM, do INPA e da própria UFAM.

Cursos de Sementes e Produção de Mudas aconteceram na Fazenda Experimental da UFAM, em parceria com o IDESAM e INPA.
Durante os cursos, os participantes aprenderam sobre coleta e beneficiamento de sementes, preparo de substratos, germinação e manutenção de viveiros. Já na implementação, os comunitários tiveram a oportunidade dei aplicar o conhecimento na prática.






Sobre o Projeto REFLORA
O Projeto REFLORA é uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, financiada pelo Edital Amazonas – Floresta Viva. O Floresta Viva é uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinada a apoiar projetos de restauração ecológica nos biomas brasileiros.
O edital 02/2023 conta com o apoio financeiro do BNDES e da Eneva S.A., e tem o FUNBIO como parceiro gestor. A SEMA, a APCT e a Natura também atuam como parceiras no projeto.