::cck::760::/cck::
::introtext::
Nazaré Paulista, município localizado na região da serra da Cantareira, passará a integrar a Trilha Transmantiqueira (TMTQ). A trilha conecta as serras da Mantiqueira e Cantareira, por meio de trilhas caminháveis, e é uma ferramenta de conservação, de recreação e também uma alternativa para gerar emprego e renda junto às comunidades locais.
Para Simone Tenório, coordenadora de Políticas Públicas do IPÊ, a inclusão de Nazaré Paulista é um passo importante no fortalecimento de ações em direção ao desenvolvimento sustentável. “Essa é também uma iniciativa de fomento ao Turismo Ecológico, ao Turismo Rural, às possibilidades para a geração de novos mercados e negócios alinhados à nova lógica dos negócios verdes para adaptação às mudanças do clima, incluindo alimentos agroecológicos in natura e beneficiados. A trilha é um reforço para a conservação e a restauração das áreas naturais”, comenta.
A região da Serra da Cantareira, em especial os municípios provedores do Sistema (incluindo Nazaré Paulista), faz parte da área de atuação do IPÊ, por meio do Projeto Semeando Água e de iniciativas da Unidade de Negócios. A sede do Instituto e a ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, inclusive, estão localizadas no município.
Beto Garja, diretor do Departamento de Turismo e Eventos da Prefeitura de Nazaré Paulista, explica como a prefeitura oficializou o apoio à implementação da trilha no Município. “É uma grande honra incluir Nazaré Paulista na Trilha Transmantiqueira (TMTQ). Formalizamos nosso apoio à organização da Trilha, por meio uma carta de anuência. Para o desenvolvimento econômico, em especial no pós-Covid 19, estamos focados no fomento às atividades outdoor relacionadas à conservação ambiental. O IPÊ está atento a essas oportunidades para a região. A partir da organização conheci o Paul Colas, integrante do Grupo de Trabalho Pedra Grande, da Associação Transmantiqueira, e já avançamos com a carta de anuência”.
Ao todo a Trilha Transmantiqueira terá cerca de 1.200 km de extensão, com diferentes níveis de dificuldade, e passará por 40 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e por mais de 30 Unidades de Conservação.
“A trilha nos municípios de Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Atibaia, Bragança Paulista e Vargem terá cerca de 90 km. Estamos bem adiantados na região com um percurso compactuado com a Fundação Florestal, com propriedades privadas e com a Sabesp, já que a trilha inclui trechos próximos aos reservatórios do Sistema Cantareira. Em breve teremos novidades”, revela Paul.
Confira a lista de municípios e as Unidades de Conservação
Os municípios com * se referem aqueles que passaram a integrar a trilha após a versão original. Inicialmente a trilha foi concebida para ser apenas na Serra da Mantiqueira, mas foi verificada a importância turística e para a conservação ambiental de integrá-la à Serra da Cantareira
- São Paulo (SP)*
- Mairiporã (SP)*
- Guarulhos (SP)*
- Nazaré Paulista (SP)*
- Bom Jesus dos Perdões (SP)*
- Piracaia (SP)*
- Atibaia (SP)*
- Bragança Paulista (SP)*
- Vargem (SP)
- Extrema (MG)
- Joanópolis (SP)
- São José dos Campos (SP)
- Camanducaia (MG)
- Gonçalves (MG)
- Sapucaí-Mirim (MG)
- São Bento do Sapucaí (SP)
- Campos do Jordão (SP)
- Pindamonhangaba (SP)
- Delfim Moreira (MG)
- Guaratinguetá (SP)
- Piquete (SP)
- Marmelópolis (MG)
- Cruzeiro (SP)
- Passa Quatro (MG)
- Lavrinhas (SP)
- Queluz (SP)
- Itanhadu (MG)
- Itamonte (MG)
- Resende (RJ)
- Itatiaia (RJ)
- Bocaina de Minas (MG)
- Alagoa (MG)
- Baependi (MG)
- Aiuruoca (MG)
- Serranos (MG)*
- Minduri (MG)*
- Carrancas (MG)*
- Itutinga (MG)*
- Itumirim (MG)*
Unidades de Conservação
- APA da Serra da Mantiqueira
- APA de Campos do Jordão
- APA Fernão Dias
- APA Mananciais do Rio Paraíba do Sul
- APA São Francisco Xavier
- APA Sapucaí Mirim
- APA Sistema Cantareira
- MONA da Pedra do Baú
- MONA do Pico do Itaguaré
- MONA Estadual da Pedra Grande *
- MONA Pedra do Picu
- PE Alberto Löfgren *
- PE da Cantareira *
- PE da Pedra Selada
- PE da Serra do Papagaio
- PE de Campos do Jordão
- PE de Itapetinga *
- PE dos Mananciais de Campos do Jordão
- PN do Itatiaia
- RPPN Alto do Deco
- RPPN Alto Montana
- RPPN Cachoeira do Tombo
- RPPN da Mata
- RPPN Gigante do Itaguaré
- RPPN Mitra do Bispo
- RPPN Mitra do Bispo I I
- RPPN Pedra da Mina
- RPPN Santa Rita de Cássia
- RPPN Serra do Papagaio-Matutu
- RPPN Serrinha
- RPPN Travessia
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::760::/cck::