Dezoito novos produtos da linha Needs Natos, entre sabonetes, desodorantes, hidratantes e óleo de banho, têm 1% do valor da venda destinado ao IPÊ, que atua pela conservação da biodiversidade na Mata Atlântica, no Pantanal, no Cerrado e na Amazônia. Os produtos podem ser encontrados exclusivamente nos aplicativos, sites e nas mais de 3 mil farmácias da RD Saúde – fusão da Raia e Drogasil. A nova linha da marca Needs tem como mensagem-chave Você cuida da natureza, enquanto ela cuida de você.
Para Andrea Peçanha, coordenadora da Unidade de Negócios Sustentáveis (UNS) do IPÊ, frente de parcerias com empresas do Instituto, os produtos de Marketing Relacionado à Causa (MRC) têm como ponto alto a possibilidade de envolver o consumidor. “Entendemos que parcerias de MRC trazem engajamento e benefícios múltiplos. Ganha a organização, podendo dar visibilidade à causa, a empresa, com a inovação e conquista de um público engajado e, claro, o consumidor, que tem a opção de escolher produtos com causa e ajudar de alguma forma. No caso da parceria com a Needs, a linha torna produtos naturais e sustentáveis acessíveis e quem se identifica com a causa do IPÊ passa a apoiá-la a partir dessa escolha no ato da compra. Nossa expectativa é a melhor possível. Está cada vez mais evidente para a sociedade que a conservação da biodiversidade é uma questão-central para o enfrentamento aos desafios climáticos”.
Para Mariana Senhore, gerente executiva da marca Needs, a parceria com o IPÊ sintetiza o pilar da causa socioambiental necessária para uma linha natural e sustentável. “Os produtos de Needs Natos têm alta porcentagem de ingredientes naturais que valorizam a biodiversidade e contam com embalagens sustentáveis, por isso essa parceria faz tanto sentido. Apoiar o IPÊ é justamente valorizar e contribuir para a biodiversidade no Brasil”.
Parceria antiga
A aproximação do IPÊ com a RD Saúde teve início por meio de uma plataforma que estimulava a prática de atividade física e revertia os Km percorridos por cada usuário em real para a organização do terceiro setor escolhida na plataforma. “Essa relação começou em 2021 quando a empresa fez uma ação para estimular a prática de atividade física associada aos benefícios ambientais, por meio do uso da plataforma, e escolheu o IPÊ como organização. A parte final foi o plantio de 4 mil mudas, em parte realizado por profissionais que se engajaram na ação proposta pela empresa, a outra parte foi feita pela equipe de plantio do Instituto. Desde então a conversa vem evoluindo para algo com potencial de ir além dos colaboradores, com potencial de mobilizar pela causa a sociedade de forma prática”, explica Andrea.
20 anos de Marketing Relacionado à Causa
Desde 2003, por meio da UNS, o IPÊ realizou mais de 30 parcerias institucionais e dezenas de campanhas que reverteram em benefícios socioambientais diretos e contribuíram para alavancar a visibilidade da causa em todo o Brasil e em outros países. A iniciativa se consolidou como uma área de inovação em parcerias na instituição, com projetos que se tornaram referência tanto para o terceiro setor quanto para áreas de sustentabilidade e ESG de empresas. “Parcerias como essas demonstram a segurança e a confiança que o setor privado tem em nosso trabalho e no potencial da causa socioambiental de alcançar números positivos por meio de ações para a conservação da biodiversidade e o bem-estar das pessoas”, conta Andrea.