::cck::429::/cck::
::introtext::
Entre 11 e 12 de setembro, o IPÊ participará da primeira edição do “Seminário de Buenas Prácticas – Integrando las áreas protegidas amazónicas en el paisaje”, em Lima (Peru). O evento é promovido pela iniciativa IAPA – Integración de las Áreas Protegidas del Bioma Amazónico, e reunirá experiências de gestão de áreas protegidas nos países onde há presença do bioma. Sob o slogan “Integrando as Áreas Protegidas da Amazônia na Paisagem”, o objetivo do evento é tornar visíveis as iniciativas que tiveram impacto além dos limites jurisdicionais das áreas protegidas.
Além do Brasil, os participantes virão de outros países amazônicos (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Guiana), representados por guardas florestais, instituições científicas, governos, ONGs e sociedade civil. Vale ressaltar que atualmente o bioma amazônico possui 1.033 áreas protegidas. Isso significa que 33% do bioma está protegido sob alguma forma de conservação.
A experiência do IPÊ com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nos Seminários de Boas Práticas no Brasil incentivou a realização da atividade no país vizinho. Representantes da IAPA participaram ainda em em 2017, na terceira edição do seminário e primeira do Fórum Internacional de Parcerias na Gestão de Unidades de Conservação, no Brasil, e inspiraram-se a partir dos resultados verificados no evento brasileiro.
Considera-se uma boa prática de gestão iniciativas que promovam a inovação e gestão integrada nas UCs e que apresentem potencial para serem aplicadas também em outras unidades. Nos eventos no Brasil, o IPÊ tem estimulado o diálogo entre os mais diversos setores sociais e econômicos a partir da divulgação dessas boas práticas de gestão das Unidades de Conservação, propondo reflexões sobre o papel das parcerias intersetoriais, que colaboram de forma articulada e coordenada para a implementação das UCs em todo o País.
No Peru, o IPÊ será representado por Fabiana Prado, gerente de articulação institucional e Ilnaiara Sousa, pesquisadora local. O Instituto participou da chamada pública de iniciativas e foi selecionado para apresentar os projetos Monitoramento Participativo da Biodiversidade e Motivação e Sucesso na Gestão de UC Federais, ambos realizados em parceria com o ICMBio.
A participação do IPÊ neste seminário é mais uma iniciativa que conta com o apoio financeiro da USAID, Fundação Gordon e Betty Moore e Arpa.
as Prá
ticas
Integrando
las
áreas
protegidas
amazónicas
en
el
paisaje”
IAPA – Integración de las Áreas Protegidas del Bioma Amazónico, o evento reunirá experiências de gestão de áreas protegidas nos países onde há presença do bioma.
Seminários de Boas Prática no Brasil incentivaram a realização da atividade no País vizinho. Em 2017, o Seminário brasileiro contou com a participação de representantes da IAPA
.
C
.
Gerente e
Institucionais
e Ilnaiara Sousa
esquisadora local
representarão o IPÊ, que participou da chamada pública d
e fo
para apresentar o projeto Monitoramento Participativo da Biodiversidade
.
nas UCs e que
apresentem potencial para serem replicadas em outras unidades.
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::429::/cck::