A 2ª edição do Fórum Brasileiro de Voluntariado para Conservação e Ação Climática, promovido pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, foi marcada pelo protagonismo de brigadistas e instituições que atuam em ações de prevenção e combate à incêndios florestais nos mais diversos biomas do país. O evento, transmitido na última quinta-feira (05), pelo canal do IPÊ no YouTube, contou com mais de 640 inscritos e reuniu nove palestrantes em dois painéis temáticos sobre o Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo.
O primeiro painel, chamado “Vozes do Voluntariado: Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo, aprendizados e desafios” teve a participação dos brigadistas Ana Carina Roque, da Associação Brigada 1, de Belo Horizonte (MG); Mateus Queiroz, da Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos – SIMBiOSE, de Atibaia (SP); Tainan Kumaruara, da Brigada Guardiões do Território Kumaruara, do oeste do Pará; e João Carlos Ribas Ramos, da Brigada Voluntária de Cavalcante (BRIVAC) e Museu do Fogo, de Cavalcante (GO).
Na mesa, voluntários que atuam com MIF nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia compartilharam suas experiências, aprendizados e desafios na prevenção e combate aos incêndios florestais.
“Esse espaço é importante para dar visibilidade para as mais diversas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais do país e ao mesmo tempo, proporcionar um intercâmbio de conhecimento com quem faz esse tipo de trabalho. Isso, sem dúvida, ajuda muito no fortalecimento da nossa luta”, destacou a brigadista Tainan Kumaruara.
O segundo painel, denominado “Voluntariado no MIF: contexto institucional e da atual política ambiental brasileira”, discutiu o cenário político ambiental relacionado às ações de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional. A mesa de debate foi composta por Angela Pellin, coordenadora de projetos do IPÊ; João Paulo Sotero, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Flávia Saltini, do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); João Paulo Morita, da Coordenação de Manejo Integrado do Fogo (CMIF) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Rafael Gava, presidente da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV)
“O Fórum foi mais um passo dentro do processo de construção da Estratégia Federal do Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo e um momento para divulgar tudo que tem acontecido para um público maior. O evento contou com uma grande participação de voluntários, parceiros e profissionais que atuam no setor público e privado, o que reforça que esse é um tema relevante e a importância de promover mais espaços como esse”, afirmou Angela Pellin, coordenadora de projetos do IPÊ.
“O Fórum é, de fato, uma excelente oportunidade para trocar ideias e experiências e divulgar iniciativas como essa, de construção de uma estratégia, de uma política pública voltada para reconhecer e valorizar o trabalho dos voluntários, que dedicam seu tempo e conhecimento em prol do bem-estar das pessoas e da conservação ambiental. Essa iniciativa ganha ainda mais importância diante do aumento do número de pessoas que querem colaborar com ações de proteção ambiental, principalmente num contexto de retomada da participação da sociedade e das parcerias que estão sendo estabelecidas entre sociedade e governo”, explicou Luciana Machado, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Segundo ela, a articulação entre representantes de instituições de governo, da sociedade, de entidades privadas, e de instituições de financiamento e apoio é fundamental para a gestão do fogo no Brasil. “Essa é a ideia da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, em fase de tramitação no Congresso Nacional, e também da estratégia federal de voluntariado no Manejo Integrado do Fogo, ou seja, uma construção conjunta e atenda aos anseios e demandas, que valorize, reconheça e, principalmente, que traga segurança para os voluntários e para a atuação junto ao governo federal, numa perspectiva de integração de esforços para a conservação ambiental, ressaltou.
O 2º Fórum Brasileiro de Voluntariado para Conservação e Ação Climática foi mais uma ação para o fortalecimento dos debates sobre políticas públicas de voluntariado em conservação ambiental no Brasil. O evento faz parte da agenda do projeto Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo, iniciativa que visa apoiar a estruturação de uma estratégia federal de voluntariado no Manejo Integrado do Fogo no país. A ação tem abrangência nacional, com potencial de contribuição junto ao sistema de unidades de conservação (UCs) e seu entorno, terras indígenas e territórios quilombolas, além de elementos integradores de paisagem como reservas legais e áreas de preservação permanente, no âmbito das propriedades particulares.
Fortalecimento do Voluntariado para a Conservação
A primeira edição do Fórum Brasileiro de Voluntariado ocorreu em outubro de 2021, também em formato online com mais de 1300 inscritos. A edição teve como tema o fortalecimento do voluntariado em unidades de conservação do Brasil. A edição de 2023 teve a duração de 3 horas e 27 minutos. O conteúdo está disponível no canal do IPÊ no Youtube.
Voluntariado no MIF
O evento foi realizado pelo IPÊ em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Coordenação de Manejo Integrado do Fogo (CMIF) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Além disso, também é apoiado pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS), por meio do Programa Manejo Florestal e Prevenção de Fogo no Brasil, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido pelo IPÊ relacionado ao voluntariado para conservação, acesse o site https://voluntariado.ipe.org.br