::cck::1105::/cck::
::introtext::
Dinheiro dá em árvore? Pelo menos a coleta de sementes de árvores já tem melhorado a renda de cerca de 40 famílias de assentamentos em Alto Rio Novo (Espírito Santo). No mês de julho, por meio do projeto “Educação, Paisagem e Comunidade”, a ESCAS/IPÊ fez uma parceria com a Rede de Sementes e Mudas da Bacia do Rio Doce e promoveu um curso que ensinou aos produtores a selecionar, coletar e beneficiar sementes de espécies nativas da Mata Atlântica da região.
No final do mês de agosto, a rede de coletores de sementes formada pelo projeto já havia comercializado 380kg delas. Isso tem capacidade de restaurar 95 hectares de áreas com alta regeneração natural.
A coleta de sementes é um novo meio de obter renda, já que são comercializadas com projetos de reflorestamento do bioma, como acontece com a Rede de Sementes. Além disso, tem despertado a curiosidade de jovens.
“Um dos desafios da sustentabilidade no campo é justamente gerar oportunidades de trabalho para jovens que, muitas vezes, sem ver uma perspectiva na área rural, acaba migrando para zonas urbanas em sub-empregos. Se envolver em uma atividade como essa pode dar um novo horizonte para eles”, comenta Vanessa Silveira, coordenadora de educação e mobilização do projeto.
O projeto “Educação, Paisagem e Comunidade” tem apoio financeiro da Fundação Renova.
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::1105::/cck::