Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil adota a campanha no intuito de divulgá-la junto a zoológicos de todo o país
A Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB) do IPÊ lançou a campanha “Minha Amiga é uma Anta”, com uma parceria com a SZB – Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil. A campanha foi idealizada pela pesquisadora do IPÊ Patrícia Medici e a jornalista ambiental Liana John. O objetivo é levar mais informações ao grande público sobre a importância da causa da conservação da anta brasileira, além de despertar o orgulho pela ocorrência da espécie no Brasil, desmistificando o conceito equivocado de que “anta” é um ser desprovido de inteligência.
“A anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul. Além disso, é a jardineira de nossas florestas por ser uma excelente dispersora de sementes, contribuindo desta forma para a formação e manutenção da biodiversidade dos biomas brasileiros onde vive (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal). E tem mais: estudos recentes mostraram que a espécie tem uma quantidade imensa de neurônios, confirmando que ela é um animal extremamente inteligente. Portanto, a cultura brasileira de usar anta como xingamento, com conotação pejorativa, é completamente injusta e absolutamente infundada. Ser chamado de anta é um elogio!”, defende Patrícia.
Por estas razões, a pesquisadora e a jornalista decidiram intitular a campanha de “Minha Amiga é uma Anta”, incentivando a sociedade brasileira a refletir sobre o papel e importância da espécie para nossas florestas, e convidando a todos para celebrar essa amizade. Inicialmente, o público abordado será o infanto-juvenil. Para tal, foi produzida uma cartilha educativa (em papel e em versão virtual, para download) e um website (www.anta.org.br), que traz, além de informações sobre a espécie, diversos materiais para brincar (desenhos para colorir, jogos de palavras cruzadas, ligue os pontos etc.), materiais para estudo e trabalhos de escola, fotografias, ilustrações e vídeos, bem como a possibilidade de imprimir uma carteirinha de “Amigo da Anta”. A cartilha foi escrita por Liana John e Patrícia Medici e ilustrada pelo cartunista Luccas Longo. As primeiras impressões do material tiveram o apoio da Klabin, Tetra Pak e Instituto Alair Martins.
Zoos e Aquários do Brasil juntos pela causa
A SZB decidiu adotar a campanha “Minha Amiga é uma Anta”, no intuito de trabalhar o tema da conservação da espécie junto a instituições zoológicas por todo o País.
O lançamento oficial da adoção da campanha pela SZB aconteceu no dia 5 de Agosto, no Zoológico de Sorocaba, São Paulo. No evento, a SZB firmou seu apoio à causa, adotando a iniciativa como a campanha anual da associação. A ideia da SZB é estimular as equipes de educação ambiental dos zoológicos brasileiros a utilizar a cartilha e demais materiais da campanha para aumentar a conscientização sobre a necessidade de conservação da espécie. Os primeiros zoos a abraçarem a campanha foram: Americana, Bauru, Garça, Guarulhos, Itatiba, Limeira, São Carlos, Sorocaba e Aquário de São Paulo (SP); Curitiba e Parque das Aves de Foz do Iguaçu (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Pomerode (SC), João Pessoa (PB), Zoo Tropical de Manaus (AM). No total, os 116 zoológicos e aquários brasileiros recebem cerca de 20 milhões de visitantes por ano, o que significa um grande potencial de alcance do grande público e de disseminação de causas conservacionistas.