Plantio de mudas de árvores nativas homenageia vítimas da Covid-19 na Amazônia 
Plantio de mudas de árvores nativas homenageia vítimas da Covid-19 na Amazônia 

No início de junho (01 a 03), a equipe do Projeto Navegando Educação Empreendedora na Amazônia, do IPÊ, apoiou o evento Cuide Bem do Seu Jardim, na Semana do Meio Ambiente, uma iniciativa do Projeto Gari (Grupo de Amigos Representando Ideias) que busca mostrar aos jovens a importância de cuidar de si e do planeta por meio da arte. 

O evento mobilizou jovens que vivem na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga-Conquista, onde o IPÊ atua, e na APA - Área de Proteção Ambiental (APA) da Margem Esquerda do Rio Negro Setor Aturiá-Apuauzinho, ambas localizadas na região do Baixo Rio Negro/ Amazônia. O evento contou com o suporte do Barco Maíra I, do IPÊ, doado pelo Grupo Martins e que atualmente apoia o Projeto Gari.  

Na programação, a pesquisadora Fernanda Freda, coordenadora executiva do projeto Navegando Educação Empreendedora na Amazônia do IPÊ, conversou com os jovens sobre os impactos da degradação ambiental, a importância do meio ambiente equilibrado como estratégia para garantir boas condições de saúde a todos. Fernanda também trouxe a pandemia como um alerta para os riscos desse desequilíbrio sem precedentes. 

Como forma de homenagear as vítimas de Covid-19, os participantes plantaram 400 mudas de árvores nativas da Amazônia em três comunidades da RDS Puranga Conquista (Bela Vista do Jaraqui, Pagodão e São Francisco do Chita). As mudas doadas pelo Horto Municipal de Manaus, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, serão contabilizadas pelo movimento global Healing Trees, do qual o IPÊ faz parte. 

ACAO APOIO PROJETO GARI RDS PURANGA CONQUISTA

Healing Trees é uma proposta da San Ramon Carbon Neutral Foundation para que 5 milhões de árvores fossem plantadas em todo o mundo em homenagem às pessoas que perderam as vidas por conta da pandemia da Covid-19. Em maio, o movimento atingiu a meta e os plantios continuam.

Para participar da iniciativa, basta acessar healingtrees.org, preencher o formulário, escolher as espécies e o local em que deseja plantar e fazer a homenagem. Em 12 março de 2022, dia que marca os dois anos de morte da primeira pessoa no Brasil por Covid-19, o IPÊ realizou plantio simbólico de 100 mudas da Mata Atlântica, na região do Sistema Cantareira, em Nazaré Paulista/SP.  

Navegando Educação Empreendedora 

Desde 2021, o Programa Navegando Educação Empreendedora na Amazônia, do IPÊ, atua na RDS Puranga-Conquista realizando levantamentos sobre negócios e seus empreendedores para traçar estratégias que possam dar impulso a esses trabalhos. Tudo acontece com suporte do barco escola Maíra I, que navega as águas dos rios para alcançar os moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga-Conquista. O projeto conta com o apoio do projeto LIRA/IPÊ – Legado Integrado da Região Amazônica e parceria do LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo.