Dia do Voluntariado: pessoas ajudam na conservação da biodiversidade em Unidades de Conservação da natureza

As Unidades de Conservação da natureza (UCs) são espaços protegidos essenciais para assegurar nosso patrimônio ambiental, histórico e cultural. Cada dia mais pessoas vêm se cadastrando para apoiarem voluntariamente essas áreas, em todo o Brasil, contribuindo substancialmente para fortalecer as ações que acontecem nessas áreas em favor da biodiversidade. São pessoas de todas as idades e todas as formações que disponibilizam seu tempo e talento para ajudar as nossas áreas protegidas. Confira 5 dicas sobre porque ser uma delas.

O Programa de Voluntariado do ICMBio, instituto responsável pela gestão das UCs federais no país, já conta com mais de 30 mil voluntários cadastrados. Centenas deles atuam todos os anos tanto nas UCs como em centros de pesquisa, desenvolvendo uma série de atividades de apoio à visitação, educação ambiental, pesquisa, monitoramento, comunicação, entre muitas outras. Os resultados têm sido bastante positivos, clique e leia um artigo sobre isso.

O IPÊ vem acompanhando essa história como parceiro do ICMBio desde 2016, quando iniciou a reestruturação do programa de voluntariado. Vários produtos já foram gerados a partir dessa parceria como : identidade visual do programa, Guia do Voluntário e Guia do Gestor, materiais de divulgação do programa e e o Sistema do Voluntariado.

Quem são voluntários em UCs? Estudantes, profissionais da área ambiental, administradores de empresas, engenheiros, educadores, representantes da terceira idade e muitos outros, que motivados pelo desejo de contribuir pela conservação da natureza, resolveram fazer parte desse movimento.

Nesse dia do voluntariado, queremos homenagear todos aqueles que dedicam parte do seu tempo e da sua energia para essa causa. As UCs são patrimônio de toda a sociedade e cada um de vocês está fazendo a diferença!

Para você que ainda não é um voluntário, deixamos aqui nosso convite! Entre em contato com um parque ou outra área de conservação e pergunte se eles recebem voluntários. No Programa de Voluntariado do ICMBio você acessa o sistema, se cadastrar e ficar atento aos editais. 

Curiosidades sobre Voluntariado em UCs

  1. O cadastro de voluntários do Programa do ICMBio já tem mais de 30.000 pessoas cadastradas
  1. É possível fazer voluntariado em áreas protegidas à distância.
  1. O estado com maior quantidade de interessados em ser voluntário é São Paulo com quase sete mil inscritos. Mas o Acre é o estado que tem a maior quantidade de interessados em fazer voluntário por habitante.
  1. As principais atividades que os voluntários apoiam estão relacionadas ao recebimento de visitantes, pesquisa e monitoramento da biodiversidade, mas tem muitas outras possibilidades de atuar.
  1. A principal motivação dos voluntários é contribuir com a conservação da natureza.