Em maio, o projeto “Talentos da Natureza” realizou duas oficinas com mulheres moradoras de Nazaré Paulista (SP). A primeira, “adubação verde/cosméticos naturais”, aconteceu com a permacultora Clarice Pimentel, integrante do coletivo Biomundo Permacultura. As participantes aprenderam sobre como usar uma composteira doméstica, como fazer um jardim vertical de ervas medicinal (com o adubo feito na composteira) e, além disso, como utilizar as ervas em cosméticos naturais. Além disso, produtos naturais como sabonete, esfoliante para o corpo, pasta de dente (sem flúor!), desodorante e escalda-pés, foram produzidos, no intuito de desenvolver novas habilidades e atividades para geração de renda.
No dia 23 de maio, o grupo de artesanato participou de uma oficina com materiais recicláveis, com a designer Renata Mendes. As mulheres confeccionaram um utensílio de decoração feito de jornal antigo, cola e retalhos de tecidos para acabamento. Todas as participantes saíram da oficina com seus objetos prontos, cada qual com sua peculiaridade e cores, de acordo com as suas preferências.
Após o término de cada oficina, as mulheres receberam um “kit de experimentação” contendo todo o material necessário para que elas pudessem levar pra casa e fazer os cosméticos, o plantio das ervas e o artesanato com o jornal. A ideia é que elas experimentem o que aprenderam e anotem as dúvidas, as sugestões, para a próxima etapa do projeto: o encontro sobre qualidade. Neste encontro, o projeto vai tratar sobre o aperfeiçoamento dos produtos criados para que eles possam ser comercializados e, desta forma, dar continuidade à ideia de negócio de cada uma das empreendedoras participantes.
Sobre o projeto
O “Talentos da Natureza”é uma iniciativa de empreendedorismo feminino, realizada pelo IPÊ e financiada pelo Instituto Lojas Renner desde novembro de 2015. De lá pra cá, aconteceram cinco encontros, com aproximadamente 20 mulheres de diferentes bairros de Nazaré Paulista, interior de São Paulo. Desde o primeiro encontro, a organização Aliança Empreendedora, parceira do IPÊ e do Instituto Lojas Renner, orientou as participantes com uma metodologia sobre empreendedorismo que segue o princípio que “todos podem empreender, basta iniciar a partir de quem é, do que sabe, de quem conhece e do que tem”.
O grupo que foi se formando ao longo dos encontros, em reuniões mensais e itinerantes, cumprindo um dos objetivos do projeto, se dividiu em dois subgrupos de interesses para empreender: adubação verde/cosméticos naturais e artesanato com material reciclável. Vale lembrar que sendo o IPÊ um Instituto focado em vertentes de inovação para a sustentabilidade, os encontros com as mulheres são sempre permeados de ideias empreendedoras ligadas ao desenvolvimento sustentável.