A partir de julho, o IPÊ irá distribuir gratuitamente o material educativo “Água Boa” para professores e diretores de escolas públicas de Nazaré Paulista (SP). O lançamento do material aconteceu ontem, dia 1º de julho, na câmara de vereadores da cidade. O evento contou com a presença de cerca de 100 educadores .
Direcionado a docentes, o material é composto por um livro e um CD de apoio ao professor e o kit de jogos “ProvocAção”. O material é iniciativa do projeto “Água Boa”, desenvolvido pelo IPÊ em Nazaré Paulista (SP).
Nos últimos três anos, com apoio do Fehidro, o projeto capacitou jovens estudantes do ensino médio e também 72 professores da rede municipal de ensino em temas ambientais, trabalhando com eles desafios como a perda de vegetação nativa ciliar, o assoreamento dos corpos d’água, o lançamento de esgoto sem tratamento nos rios e o depósito de lixo em áreas irregulares — problemas que afetam a vida de quem mora nas áreas rurais e urbanas na região.
Por meio de cursos, os educadores de diversas escolas tiveram acesso a conteúdos socioambientais além da experiência de visitar locais estratégicos para a conservação do meio ambiente, fortalecendo assim a compreensão sobre o ciclo da água e do esgoto no município.
Provocar ações
A ideia agora é que os professores possam multiplicar o conhecimento adquirido, aplicando ferramentas diferenciadas que facilitem o aprendizado de seus alunos em sala de aula. Desta forma, o projeto disponibiliza não só um livro e CD de apoio pedagógico como um jogo de tabuleiro que contribui para o aprendizado de forma lúdica.
O jogo chama-se “ProvocAção”, e busca estimular os estudantes a refletirem sobre ações necessárias à solução dos problemas socioambientais. O jogo foi resultado de uma criação coletiva, uma parceria do projeto “Água Boa” com alunos do Mestrado Profissional da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (IPÊ) e com os próprios professores da rede pública que opinaram, testaram e aprovaram o material como ferramenta educativa.
“Para nós educadores foi um processo bem interessante de transformação da educação municipal de Nazaré Paulista. O IPÊ incluiu em nosso currículo escolar as nossas riquezas – humana, cultural e ambiental.”, comenta a Diretora do Departamento de Educação do Município, Daniela Matias Zanoni.
Além de Nazaré Paulista, outras áreas também serão contempladas no decorrer do próximo semestre, começando pelas cidades jurisdicionadas pelas Diretorias Regionais de Ensino de Bragança Paulista e de Mirante do Paranapanema, no estado de São Paulo.