Empresários do interior paulista inovam em ação sustentável e promovem o turismo consciente através de projeto colaborativo
O Atibaia & Região Convention Visitors Bureau (AR&CVB) iniciou neste mês o projeto Turista+ que propõe envolver os visitantes da região em ações de sustentabilidade e preservação ambiental, por meio de parcerias com a rede hoteleira e o comércio de produtos e serviços.
A contribuição no projeto será através de uma taxa que é aplicada em todo o mundo, chamada de “room-tax”. Todas as unidades de Convention Visitors Bureaux são mantidas, primordialmente, por esta taxa que é recolhida nos meios de hospedagem e repassada pelos parceiros a essas entidades sem fins lucrativos. A arrecadação é utilizada no fomento do turismo local, financiando projetos de desenvolvimento turístico regional, e na manutenção do Bureau.
“No Brasil, diferentemente da maioria dos outros países, a room-tax é uma contribuição voluntária. Aqui, na região de Atibaia, ao hospedar-se em um dos hotéis parceiros do Bureau, o hóspede é convidado a participar contribuindo com um valor de R$ 2,40 adicionados em sua diária. O total arrecadado mensalmente é repassado à entidade”, explica Mônica Rubia Fontes, presidente do AR&CVB.
O projeto Turista+ foi criado a partir de uma parceria firmada entre a entidade, o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a Corretora FRX, e propõe destinar uma parte da room-tax para contribuir em pesquisas, estudos e ações de proteção ambiental do IPÊ, além de garantir ao visitante um seguro especial de proteção contra acidentes pessoais da Porto Seguro durante sua hospedagem.
“Os hóspedes que participarem do Turista+ receberão um certificado online como agradecimento e terão acesso ao site com todas as informações sobre as ações do Instituto IPÊ realizadas com a contribuição deste projeto, que é a terceira maior ONG de sustentabilidade ambiental do Brasil”, acrescenta Mônica, que aposta no potencial da região, com mais de 6 mil leitos de hospedagem, para atingir uma meta de participação realmente expressiva a médio prazo.