::cck::792::/cck::
::introtext::
Uma biblioteca digital com tudo sobre áreas protegidas. Esse é o Portal Proteja, lançado dia 24 de junho, por um grupo de organizações socioambientais brasileiras, entre elas o IPÊ. O objetivo é facilitar o acesso à informação e mobilizar a sociedade em ações em defesa das áreas protegidas do Brasil.
O IPÊ é parceiro da iniciativa por meio das Soluções Integradas em Áreas Protegidas, e integra o Conselho Deliberativo em conjunto com outras seis ONGs: IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, ISA – Instituto Socioambiental, Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, WCS Brasil – Wildlife Conservation Society, TNC Brasil – The Nature Conservancy Brasil e Funbio. O Proteja tem o apoio da Fundação Moore e a colaboração internacional da GIZ.
O evento de lançamento 100% online, por conta da pandemia, contou com a participação de três convidados: Edel Moraes, vice-presidente do Memorial Chico Mendes; Bráulio Dias, professor na Universidade de Brasília, e Paulina Chamorro, jornalista ambiental.
“O portal é a espinha dorsal de uma iniciativa colaborativa que visa informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade em defesa das áreas protegidas do Brasil. Nessa era digital apesar da crescente disponibilidade de dados, as informações estão dispersas e muitas vezes não são sequer identificadas como conteúdos relativos às áreas protegidas”, afirma Sylvia Mitraud, secretária executiva do Proteja.
Durante a abertura, o público teve a oportunidade de conferir os depoimentos de profissionais das 16 organizações que atuam de maneira colaborativa na construção do portal, já são cerca de 700 conteúdos gratuitos sobre áreas protegidas, entre publicações, vídeos, artigos científicos, mapas, além do ProtejaTalks em parceria com o UDNP – Um Dia No Parque e de um podcast recém-lançado. A princípio estão previstos cinco episódios. A próxima edição do Um Dia no Parque será em 18 de julho.
Fabiana Prado, coordenadora de Projetos do IPÊ, destaca a importância do Portal Proteja. “No IPÊ trabalhamos com Ciência, Educação e Negócios Sustentáveis e por isso somos parceiros do Proteja. Acreditamos no Portal Proteja como um espaço importante para melhorarmos a educação no Brasil”.
Sylvia Mitraud ressalta a curadoria do Proteja como um aspecto central. “Por meio da curadoria garantimos a qualidade do Portal. No momento os curadores são os membros do Conselho Deliberativo, mas estamos em uma busca ativa para ampliar o número de parceiros institucionais de diversos setores da sociedade. Vamos convidar outras organizações, comunidades tradicionais e povos indígenas para nos ajudar na curadoria desse conteúdo. Precisamos de muitos contribuindo com esse esforço, esse é um trabalho de todos nós”. Interessados em fazer parte devem entrar em contato com o Proteja pelo fale conosco ou por meio dos parceiros.
::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::
::cck::792::/cck::