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Campanha “Tem Tatu Aqui”, em parceria com a SZB, chama a atenção para os tatus do Brasil

10 de novembro de 202225 de junho de 2014 Por Paula Piccin

temtatuO projeto Tatu-Canastra, realizado pelo IPÊ e The Royal Zoological Society of Scotland promove ao longo de todo o próximo semestre de 2014 a campanha “Tem Tatu Aqui”, em parceria com a SZB – Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil. O objetivo é chamar a atenção para os tatus brasileiros, ainda desconhecidos pela maioria da população. Para isso, diversos materiais com informações sobre ecologia e biologia dos tatus foram desenvolvidos principalmente para o público infanto-juvenil, professores de escolas e educadores ambientais de zoológicos: cartilha, website, pôsteres, carteirinha de sócio do “time do tatu”, entre outras ferramentas que ajudarão a disseminar a informação sobre os animais de forma leve e divertida.

Todas as informações podem ser encontradas no site: WWW.VIVATATU.COM.BR

Outro objetivo da campanha é estimular a divulgação de pesquisas com essas espécies como o Projeto Tatu-Canastra, realizado na Fazenda Baía das Pedras (Pantanal-MS), que se dedica ao estudo da espécie em seu hábitat natural, buscando resultados inéditos tanto para a conservação da fauna quanto para a proteção do bioma.

O tatu-canastra é o maior dentre os tatus (pode chegar a 1,5 m de comprimento e pesar mais de 50 quilos) e por isso foi o escolhido como representante da campanha, dentre as 10 espécies de tatus encontradas no Brasil. No País, os tatus estão distribuídos em praticamente todos os biomas. São animais em sua grande maioria de hábitos noturnos e principalmente crípticos, fatores que dificultam seu avistamento e conhecimento pela população, até mesmo em regiões de maior ocorrência.

Mais sobre a campanha

A campanha “Tem Tatu Aqui” é liderada pelo pesquisador do IPÊ Arnaud Desbiez e pela presidente da SZB Yara Barros. Para tornar a campanha uma realidade, contaram com a colaboração de uma diversos profissionais, jornalista, artistas, pesquisadores e a equipe da SZB, que pelo segundo ano consecutivo apoia uma campanha nacional por uma espécie. Em 2013, a SZB e diversos zoológicos brasileiros engajaram-se na campanha “Minha Amiga é uma Anta”, com grande repercussão com o público visitante.

Os zoológicos brasileiros, com seus 20 milhões de visitantes anuais, podem ser vistos como uma grande sala de aula que atinge pessoas de todas as idades e de diferentes níveis culturais e econômicos. Este ano, com a campanha “Tem Tatu Aqui”, a SZB pretende de maneira expressiva atingir este público numeroso e diverso, sendo mais um canal de disseminação de conhecimento.

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