Em 27 de fevereiro, a agência Braziliando recebeu o Prêmio United Earth Amazônia, na categoria ESG, uma iniciativa da United Earth e da LCTM BrandBuilders, em cerimônia realizada no Teatro Amazonas, no centro de Manaus.
https://www.youtube.com/watch?v=TWRpRJz_E4Yhttps://www.youtube.com/watch?v=nQhvfZ1y8Uo">https://www.youtube.com/watch?v=nQhvfZ1y8Uo”>O IPÊ ao capacitar e estruturar a Comunidade de Nova Esperança/AM abriu os caminhos para a Braziliando”, destacou Tereza Taranto, sócia da Agência de Turismo Sustentável Braziliando durante os agradecimentos. A Braziliando atua em parceria com os empreendedores comunitários que vivem em áreas protegidas, como a Gessiane Garrido, que subiu ao palco ao lado de Tereza.
Durante os agradecimentos, Tereza explicou que foi preciso inovar com a pandemia. “Com o fechamento das comunidades para receberem turistas (por conta da Covid-19), surgiu a ideia de desenvolver também uma experiência de viagem online para a Amazônia. Por meio de uma videochamada, a Braziliando procura criar vivência de embarque, voo e de navegação porque é apenas Navegando que conseguimos chegar à comunidade de Nova Esperança”. Até o momento, mais de 330 pessoas já conheceram a Comunidade dessa forma fomentando os negócios locais.
Na década de 2010, o IPÊ apoiou a formalização e fortalecimento das organizações locais, com documentação para acesso a políticas públicas voltadas aos agricultores familiares e artesãos, e contribuiu com infraestrutura de negócios.
Empreendedores da Comunidade Nova Esperança também estão entre os beneficiados por uma ação liderada em 2022 pelo Projeto Navegando Educação Empreendedora na Amazônia, realizado pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, em parceria com o LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo.
A iniciativa envolve o apoio de 10 voluntários que são referência em suas áreas de atuação a empreendimentos de comunitários de áreas protegidas da Amazônia visando melhorar os resultados dos negócios por meio de troca de ideias e esclarecimento de dúvidas relacionadas ao tema. Gessiane é uma das participantes.
Além do reconhecimento, Tereza revela que a Braziliando passará por uma mentoria da equipe de ESG da LCTM Brandbuilders como forma de apoio à iniciativa.
Os indicados ao prêmio são sugeridos por pessoas que atuam em organizações e instituições. Os 22 pré-selecionados passaram por uma auditoria em janeiro e os finalistas foram conhecidos neste mês.