A relação do voluntariado empresarial com os atuais desafios de sustentabilidade do planeta é o mote do novo livro do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), lançado neste mês, em formato digital. A publicação, já disponível no site da entidade, reúne cinco artigos de pesquisadores renomados que discutem as ações de voluntariado no Brasil a partir perspectiva socioambiental.
Um dos temas apresentados no livro “Desafios da Sustentabilidade: ação estratégica do voluntariado empresarial corporativo face aos atuais desafios de sustentabilidade dos negócios e do planeta.” é a consequência do aquecimento global. A obra apresenta dados de estudos que pautam a agenda da crise climática, trazendo indicadores que traduzem a reverberação dessa crise em comunidades em situação de vulnerabilidade social, bem como nos recortes de grupos vulneráveis.
A partir dessa discussão, o livro retrata o poder de ação do voluntariado como forma importante de mitigação de emergências humanitárias, muitas vezes provocadas por essa crise. Além disso, a publicação também destaca a importância da mobilização prévia baseada nas evidências levantadas por estudos importantes, para que haja engajamento e investimento nas ações de voluntariado voltadas para a Agenda 2030 e ESG.
Angela Pellin, coordenadora de Projetos e Pesquisadora do IPÊ, é uma das autoras convidadas. Ela assina o capítulo sobre a crise climática e o voluntariado para conservação. No artigo, Angela traz o embasamento conceitual e instrumental sobre esta modalidade de voluntariado, que tem sido pauta de discussão entre os associados do CBVE e que gerou a realização de uma parceria estratégica com o Instituto de Pesquisas Ecológicas.
O capitulo retrata ainda como a agenda do voluntariado para a ação climática já está de forma organizada inserida pelo mundo, inclusive sendo discutida como pauta principal do último Fórum Internacional para o Voluntariado no Desenvolvimento, realizado em 2020.