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Ponte de dossel traz mais segurança para travessias de micos-leões

Ponte recém-instalada traz mais segurança para travessias de micos-leões

22 de outubro de 202517 de outubro de 2025 Por Cibele Quirino

Atualizada em 22/10/2025

Com cerca de 50 metros, a ponte de dossel (também conhecida como passagem de fauna) sobre a rodovia SPV-035 km 59 conecta fragmento florestal remanescente à área restaurada no munícipio de Presidente Epitácio, no oeste do estado de São Paulo, e dessa forma possibilita que espécies arborícolas – que vivem nas árvores e não costumam descer no chão da floresta – realizem travessias em segurança. A ação é do Programa de Conservação do Mico-leão-preto, iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, com foco na espécie – ameaçada de extinção – que dá nome ao programa, mas também tem o potencial de beneficiar outros animais encontrados na região, como o tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), por exemplo.

A ponte conecta a Reserva Legal da Fazenda San Maria ao corredor restaurado que leva a um dos fragmentos que compõe a Estação Ecológica Mico-leão-preto (unidade de conservação gerida pelo ICMBio), mas que atualmente não abriga a espécie. A ação integra as iniciativas do IPÊ para conectar as populações que vivem em áreas ao norte do Parque Estadual Morro do Diabo (Fundação Florestal de São Paulo).

Mico-leão-preto na região do Pontal do Paranapanema
Mico-leão-preto na região do Pontal do Paranapanema
Crédito: Gabriela Rezende
/IPÊ

Gabriela Rezende, coordenadora do Programa de Conservação do Mico-leão-preto, explica que a ponte é uma estratégia com potencial de contribuir para que a partir da maior movimentação dos micos-leões-pretos, eles possam ocupar novas áreas de floresta, chegando a fragmentos em que não estão presentes. “A instalação da primeira ponte representa um avanço estratégico para a conservação do mico-leão-preto. Ela complementa os corredores restaurados ao possibilitar o cruzamento seguro de rodovias por animais que têm dificuldade de se locomover no chão, para alcançar novas áreas de florestas. A partir desse momento, nossa expectativa é que essa estrutura possibilite a ampliação das áreas de floresta ocupadas pelos micos, possibilitando o crescimento dessas pequenas populações e, assim, reduzindo seu risco de extinção”.

Gabriela Rezende, coordenadora do Programa de Conservação do Mico-leão-preto
Gabriela Rezende, coordenadora do Programa de Conservação do Mico-leão-preto
Crédito: Duda Menegassi

Ponte de dossel

Para o desenvolvimento da estrutura, a coordenação do Programa convidou a equipe da ViaFauna, liderada por Fernanda Abra, pesquisadora associada ao IPÊ e especialista em pontes para primatas. Com o Projeto Reconecta, Fernanda já instalou cerca de 40 pontes de dossel na Amazônia.  A instalação da ponte na região do Pontal do Paranapanema, confeccionada em cordas e cabos de aço, ficou à cargo da empresa TecTom BR Comércio e Soluções com apoio da Prefeitura de Presidente Epitácio. A equipe também instalou cameras trap nas áreas de travessia como forma de registrar as espécies que vão utilizá-la.

A instalação de pontes de dossel está entre as estratégias-chave para reduzir os impactos da fragmentação do habitat e consta como ação relacionada no Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas e Preguiças da Mata Atlântica (PAN PPMA), coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros, do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CPB/ICMBio).

Detalhe da ponte de dossel para passagem de fauna
Detalhe da ponte de dossel para passagem de fauna
Crédito: João Victor/IPÊ

Leandro Jerusalinsky, coordenador do CPB/ICMBio, destaca a importância da implementação desta ação como parte da política pública prevista no PAN PPMA. “A restauração de corredores florestais está entre as estratégias cruciais para mitigar os impactos da fragmentação de habitats, mas muitas vezes a gente se depara com situações de impacto que não podem esperar o tempo necessário para o crescimento de um corredor florestal, 20, 30 anos. Com isso, a instalação de passagens de dossel está entre as medidas emergenciais que têm se mostrado eficientes para reduzir esses impactos, em especial para primatas, mas também para outros animais. A estratégia tem o potencial de aumentar a mobilidade dos animais e reduzir os riscos de colisões veiculares com fauna e eletrocussões e, claro, trazendo benefícios demográficos e genéticos para aumentar a viabilidade dessas populações”.

Paulo Roberto Machado, gestor da Estação Ecológica Mico-leão-preto (ESEC MLP), gerida pelo ICMBio, reforça a relevância da estratégia. “Com essa ação ultrapassamos as barreiras físicas que no caso são as estradas. Do lado onde está a Estação Ecológica Mico-leão-preto, temos quase 200 hectares implementados em área de APP e Reserva Legal com restauração florestal que estão praticamente conectados ao fragmento Santa Maria da ESEC. A ESEC é dividida em quatro fragmentos com mais de 1000 hectares cada e esses corredores têm permitido a conexão entre essas áreas isoladas de floresta. Essa passagem sobre a rodovia fecha um elo importante para as espécies que agora podem transitar por essas florestas da região em segurança”.

Articulação institucional

O Programa de Conservação do Mico-leão-preto reforça que essa conquista só foi possível a partir das parcerias com: Fazenda San Maria, Prefeitura Municipal da Estância Turística de Presidente Epitácio, ViaFAUNA Consultoria Ambiental, Concessionária CART, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB/ICMBio), Estação Ecológica Mico-leão-preto (ICMBio), Fundação Florestal do Estado de São Paulo, TecTom BR Comércio e Soluções. A instalação da estrutura foi viabilizada com financiamento de Durrell Wildlife Conservation Trust e Disney Conservation Fund.

Inauguração oficial

No próximo dia 20 de outubro – segunda-feira entre 15:00 e 16:30 – a equipe do Programa de Conservação do Mico-leão-preto realizará a inauguração oficial da passagem de fauna na rodovia SPV-035 km 59.

A programação inclui:

Descerramento da placa, plantio simbólico com mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em área de restauração e coffee-break.

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