Em 2024, o IPÊ ampliou seus esforços de conservação da biodiversidade no Sul da Bahia. Com a expertise em restauração florestal na Mata Atlântica, iniciamos o PROSPERA – Projeto de Restauração Orientada e Sustentável para Produção Ecológica, Regeneração Ambiental e Renda Ampliada, relacionado à criação de corredores de biodiversidade. O projeto se soma a diversas iniciativas do Instituto desde 2009, nesta porção do bioma.
A história do IPÊ no estado da Bahia se iniciou em 2009, quando a ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, frente de educação do IPÊ com sede em Nazaré Paulista (SP), passou a oferecer o seu Mestrado Profissional também em Serra Grande, no município de Uruçuca (BA). Ali, o Mestrado teve apoio do Instituto Arapyaú e, desde 2015, da Veracel Celulose. Em 2019, ainda em parceira com a Veracel, o Mestrado Profissional passa a ser realizado em Porto Seguro (BA) e o IPÊ inicia alguns projetos socioambientais na região junto com iniciativas e instituições locais, construindo uma rede de apoio para o desenvolvimento de ações sustentáveis na região.
Nossos projetos no Sul da Bahia levam informação e promovem a troca de conhecimento entre as pessoas, principalmente pequenos agricultores e jovens, para desenvolvimento de produção rural sustentável com geração de renda e participação social. Nessa frente, oferecemos a Iniciativa de Treinamento e Formação de Lideranças Ambientais, em parceria com a ELTI – Iniciativa para Treinamento e Liderança Ambiental, da Escola do Meio Ambiente da Universidade de Yale, e atuamos junto a parceiros como Projeto DSAF – Desenvolvimento Socioambiental para Agricultura Familiar, da UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia, Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica SOBRE, entre outros.
Em parceria com diversos atores regionais, buscamos criar iniciativas que colaboram para a transformação socioambiental positiva para o sul da Bahia, região estratégica na conservação da Mata Atlântica e área fundamental para a biodiversidade brasileira.
Conheça os projetos em mais detalhes: https://ipe.org.br/sul-da-bahia/