IPÊ está de volta com o Projeto ¨Semeando Água¨

 

*Do Blog Semeando Água

Mais uma vez o Sistema Cantareira está no centro das discussões sobre segurança hídrica e é nesse contexto que o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, reinicia, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o ¨Semeando Água¨, projeto que tem como foco a recuperação dos serviços ecossistêmicos por meio do manejo adequado das pastagens e da conservação e restauração florestal na margem de nascentes e rios.

Por meio de metodologias que envolvem extensão rural, educação ambiental e comunicação, as ações acontecerão durante dois anos, até 2019, em oitos municípios do Sistema Cantareira: Mairiporã, Nazaré Paulista, Joanopólis, Piracaia, Bragança Paulista, todos no Estado de São Paulo, e Extrema, Itapeva Camanducaia, no Estado de Minas Gerais.

A primeira edição do projeto, que aconteceu de 2013 a 2015, teve como resultado a implantação de 15 hectares com 10 modelos de baixo custo de restauração florestal, a implantação de 34,8 hectares de manejo de pastagem ecológica e também a realização de capacitações e campanhas de sensibilização para a conservação da água.

Para a segunda edição estão previstas a implantação de 20 hectares de manejo de pastagem ecológica, a restauração florestal de 10 hectares em APPs hídricas, o monitoramento físico-químico e biológico dos benefícios do manejo de pastagem ecológica, além de cursos de capacitação ambiental para educadores, asssessoria à projetos socioambientais nas escolas e novas campanhas de conscientização.

¨Além da ampliação das áreas e dos cursos, nessa nova etapa o diferencial é ganhar escala por meio de influência em políticas públicas de forma a aproveitar o contexto da exigência do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e da legislação florestal que está começando a vigorar agora entre outras políticas públicas. Com a obrigatoriedade da adequação ambiental das propriedades esse é um momento importante que o projeto pode influenciar positivamente¨, afirma Alexandre Uezu, coordenador do projeto.

Entre as primeiras principais ações do ¨Semeando Água¨ está a participação no 8º Fórum Mundial da Água, um dos congressos ambientais mais importantes do mundo, que acontece de 18 a 23 de março de 2018, em Brasília.