Como implementar os ODS em empresas e organizações - novo curso ESCAS/IPÊ

 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial, construída a partir de uma negociação global. Essa agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas que precisam ser alcançados até 2030, dentro de quatro dimensões: Social, Ambiental, Econômica e Institucional. Entre as iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável, o Brasil tem como foco principal a erradicação da pobreza.

Como forma de auxiliar empresas e organizações a implementar os ODS em suas práticas, colaborando para o desenvolvimento desses objetivos, a ESCAS/IPÊ - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade realizará de 17 a 19 de novembro um curso sobre o tema, em sua sede, em Nazaré Paulista (SP).  As aulas têm como público alvo profissionais interessados em construir, implementar e monitorar a Agenda ODS em suas organizações e/ou instituições, sejam elas públicas, privadas ou da sociedade civil, de forma participativa e com olhar sistêmico.

Os professores são Bruno Gomes, Carol Ayres e Paulo Loiola, profissionais com diferentes expertises em desenvolvimento sustentável e sócios da consultoria Humana. Nesse bate-papo, Carol explica um pouco mais sobre os objetivos do curso e a necessidade que o Brasil tem em implementar os ODS.

Por que uma empresa precisa se preocupar com os ODS?

As empresas estão sendo cada vez mais pressionadas pela sociedade quanto ao seu impacto socioambiental e os ODS estão no centro dessa discussão por ter sido um grande acordo internacional, sancionado por todos os países que fazem parte da ONU e que irá pautar a agenda socioambiental pelos próximos anos. Dessa forma, estar alinhado aos ODS, principalmente no nível local é uma forma de se preparar para a agenda que está sendo implantada, essa atitude proativa pode render frutos em termos de marca, mas também é essencial para o gerenciamento dos riscos que a empresa enfrente.

Há um caminho, um passo-a-passo para isso?

Há diversos manuais e processos para a localização dos ODS, o Território ODS, produto da Humana, é uma dessas ferramentas, que foca em transparência, capacitação em gestão da sociedade civil e também do setor público, além de incentivo à participação da população na construção das políticas públicas a partir de evidências e indicadores locais.

Qual é a vantagem de uma empresa/organização em implementar esses objetivos globais?

Os clientes, principalmente aqueles com maior nível de conscientização e mobilização, passam a ver a empresa com outros olhos, pois entende que ela está apoiando uma agenda socioambiental de caráter mundial. Além disso, é uma forma da empresa passar a seguir uma agenda integrada e não ser um balcão de pedidos para questões sociais e ambientais. Desta forma, pode colocar seu investimento em questões mais estratégicas para o território onde atua. Além disso, dialogar com a agenda 2030 coloca a organização em uma posição de diálogo com a sociedade, reconhecendo seu papel nesse processo, lembrando que cada vez mais empresas são cobradas por sua atuação socioambiental.

Qual é a expectativa para este curso? 

Nossa expectativa é a de trazer reflexões para que as organizações consigam se organizar e planejar para a mudança que está por vir, quando os indicadores brasileiros forem lançados haverá ainda maior atenção da sociedade civil para o assunto.

Qual a necessidade de um curso sobre aplicação dos ODS?

O curso é essencial para amadurecer o assunto e preparar o terreno para sistemas de gestão que possam dar conta de múltiplos desafios, além de ajudar a priorizar a alocação de energia sobre os maiores desafios, que envolvem a construção de capacidades locais, ferramentas de transparência, diálogo com os públicos de interesse, a municipalização dos ODS, entre outros.

Fique por dentro dos ODS, faça a diferença na sua organização e empresa.

Garanta a sua vaga.