18 de julho acontece o "Um Dia No Parque 2021". Participe!

Qual é a sua ligação com a Natureza? Essa é a provocação do Um Dia no Parque (UDNP) 2021- maior evento de mobilização pelas Unidades de Conservação no Brasil que será realizado em 18 de julho com programação online.

Nesta edição, nos dias 17 e 18 de julho, algumas UCs vão oferecer atividades presenciais, seguindo os protocolos de segurança que serão divulgadas no site oficial da campanha.  Cada região vai eleger um tema de interesse para expor em seus próprios meios de comunicação. Um exemplo de atividade é a discussão sobre como o clima influencia a visitação do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, quais seus efeitos para o ecoturismo e seus benefícios à rede hoteleira, setores de alimentação e turismo local, entre outros.

Gestores de Unidades de Conservação e parceiros que queiram oferecer atividades presenciais ou online no Um Dia No Parque devem realizar uma inscrição gratuita pelo e-mail [email protected]

O Um Dia No Parque (UDNP) é uma realização da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), da qual o IPÊ faz parte, e busca conectar as pessoas com a natureza das Unidades de Conservação. 

Na mesma data,18 de julho, também é comemorada a instituição do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)  (Lei 9.985/2000) que celebra 21 anos. O SNUC tem como objetivo potencializar o papel das Unidades de Conservação para que sejam planejadas e administradas de forma integrada, a fim de conservar os ecossistemas e a biodiversidade, gerar desenvolvimento e melhorias na qualidade de vida dos brasileiros e brasileiras.

Participe do Um Dia No Parque, desde já 

Nas redes sociais oficiais (instagram e facebook) a equipe do Um Dia No Parque vem mobilizando as pessoas para que compartilhem as próprias histórias respondendo à pergunta central dessa edição. A utilização da hashtag #umdianoparque permitirá que a equipe do UDNP identifique as manifestações nas redes sociais nos perfis abertos e assim compartilhar parte delas nas redes sociais do evento. 

Valem vídeos, textos ou áudios que contem histórias das pessoas que se apaixonaram por uma determinada área ou ainda vivências marcantes nos parques, por exemplo. Os depoimentos também podem ser enviados por e-mail para [email protected] 

Em 2020, mais de 150 Unidades de Conservação em todo o país participaram do UDNP. Em 2021, a expectativa é a de que a mobilização seja ainda maior. Na primeira edição, em 2018, 65 Unidades de Conservação participaram da ação e, no ano seguinte, o número quase quadruplicou, com 234 UCs de todos os biomas.