ESCAS In Company - online: levando soluções educacionais para empresas e instituições

As pesquisas do IPÊ e as metodologias de ensino desenvolvidas e testadas pela nossa escola, a ESCAS, têm sido cada vez mais procuradas para criar soluções adaptadas a realidades específicas.

Nos últimos anos, a Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade tem observado que empresas e instituições necessitam cada vez mais capacitar seus colaboradores no campo da sustentabilidade e conservação dos recursos naturais. Um dos desafios é, justamente, internalizar estes conceitos de maneira que eles estejam refletidos nos produtos e serviços prestados por essas organizações.

Desde 2017 levamos o “Sustentabilidade em Jogo” para a iniciativa privada. É um jogo de tabuleiro que engaja os participantes a trazerem discussões direcionadas à sustentabilidade empresarial. Em época de pandemia, o jogo foi adaptado para o formato virtual.

No campo das instituições também atuamos trabalhamos na criação de oportunidades de aprendizado direcionado para as necessidades. Em 2020, por exemplo, com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), desenvolvemos uma capacitação em gestão de Unidades de Conservação para gestores e guarda-parques com método inovador “cruzado”; para o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí trabalhamos o tema Gestão de Bacias Hidrográficas; e para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campinas, desenvolvemos temas variados que tem atendido o município e outros que compõem a área metropolitana de Campinas.