5 razões para você ser um voluntário nas Unidades de Conservação da Natureza

Já existem mais de 30 mil pessoas interessadas em fazer trabalho voluntário nas Unidades de Conservação em todo o Brasil. Se você ainda não é uma delas, mas tem vontade, ou curiosidade, vamos te dar um empurrãozinho com cinco dicas para que você se anime!

Cinco razões para ser um voluntário em UCs:

  1. Você irá contribuir para a conservação da natureza e para manutenção de um enorme patrimônio histórico e cultura que está protegido nessas áreas. A sensação de contribuir com essa causa é fantástica!
  1. Você terá a oportunidade de conhecer lugares e pessoas novas. Poderá interagir com gestores, pesquisadores, visitantes e outros voluntários como você.
  1. Você poderá aprender muitas coisas novas sobre as UCs, a gestão desses espaços, sua fauna e flora, e muito mais! É um conhecimento que pode ser valioso para sua vida pessoal ou profissional. Durante uma experiência como essa é uma troca constante, todos ensinam e aprendem juntos. Veja como o Lucas aproveitou essa oportunidade
  1. Você poderá desenvolver ações que vão trazer benefícios para a sua comunidade. Se viver dentro de uma UC ou muito próximo a ela, você pode auxiliar essas áreas a gerarem ainda mais benefícios para as pessoas que vivem na região. Apoiando atividades de educação ambiental, você pode envolver escolas locais; ou você pode criar oportunidades de atividades para a melhor idade nessas áreas. São muitas as possibilidades!
  1. Estar em contato com a natureza e apoiar uma causa em que acreditamos fazem muito bem para nossa saúde física e mental. Quando esse momento em que estamos vivendo passar e não precisarmos mais praticar o isolamento social poderemos usufruir dessas áreas novamente e ajuda-las a serem cada vez melhores. Não é maravilhoso?