Campanha planta mais 320 árvores no Sistema Cantareira

As doações da campanha "etrip green friday" se transformaram em árvores reais no Sistema Cantareira. Dia 18 de janeiro, 320 novas árvores foram plantadas ao redor da represa Atibainha, em Nazaré Paulista (SP). O plantio foi realizado por colaboradores da etrip e diversos parceiros.

etrip, plataforma de viagens corporativas on-line da Tour House, lançou em novembro a campanha "etrip green friday". A ideia engajou empresas do segmento de Turismo para contribuir com o meio ambiente. Na campanha, para cada venda realizada na plataforma etrip em todo o mês, a empresa plantará um metro quadrado de Mata Atlântica. A iniciativa arrecadou R$6.360,30 e teve adesão de várias empresas: Tour House Corporativo, Tour House Eventos, Air France KLM, Gol, Movida, Vivere Viagens, Italica, 123 Espanhol, 123 Japonês, 123 Francês, Evento Único, Rock Content, e Agência Amigo.

Por que plantar árvores no Sistema Cantareira

A conservação da mata nos arredores das nascentes e dos rios tem papel fundamental quando o assunto é água. Quando há floresta ou pasto volumoso, a maneira como o solo absorve a água da chuva contribui muito com todo o ecossistema.  

A região do Sistema Cantareira é cercada por várias propriedades rurais, que serão as primeiras a sentirem os efeitos de uma escassez de água. Essas áreas, além de produzirem alimentos, são responsáveis por abastecer também o sistema, uma vez que há inúmeras nascentes nesses locais.  

Atualmente, há um deficit de 35 milhões de árvores na região. Essa recomposição deve ser feita com árvores nativas da Mata Atlântica. A vegetação é muito importante para o processo de semear água, já que contribui para a restauração da biodiversidade e também melhora a absorção da água pelo solo.