O trabalho de conclusão do MBA Gestão de Negócios Socioambientais ”Negócios sociais e Grandes Empresas: Oportunidades e desafios para parcerias na cadeia de valor” recebeu o prêmio ICE 2015: Finanças Sociais e Negócios de Impacto. Com o prêmio, a aluna Veridyana de Oliveira Cesar Borges pretende dar seguimento ao seu estudo, que buscou compreender o relacionamento entre negócios socioambientais e a cadeia de valor de grandes empresas.
“Grandes empresas já buscam parcerias com organizações da sociedade civil para realizar projetos. Mas eu quis entender se o negócio social se encaixa no perfil que as empresas buscam e ainda como se dá esse relacionamento entre empreendedores sociais e empresas, olhando pelo ponto de vista do negócio social”, comenta a aluna.
A pesquisa buscou ouvir cinco diferentes negócios sociais brasileiros sobre quais são os seus maiores desafios e os pontos positivos nas parcerias com grandes empresas. De acordo com Veridyana, o resultado foi surpreendente, já que todos os empreendedores de negócios sociais ouvidos afirmaram ter experiências benéficas no relacionamento com empresas. E não só isso, todos os entrevistados destacaram que as parcerias empresariais são essenciais para alavancar os seus negócios sociais.
Esse relacionamento, entretanto, é permeado por desafios. Um deles está no pequeno negócio social atender ao volume da demanda empresarial, por exemplo, quando se trata de um negócio de fabricação de um produto florestal sazonal, que gera trabalho e renda a uma comunidade. Outro desafio se encontra nos fatores burocráticos que envolvem uma parceria entre empresas. “Mas todos esses desafios, quando apareceram, segundo os entrevistados, foram superados com plena participação das empresas envolvidas, o que facilitou esse relacionamento. Por exemplo, uma das organizações estudadas, quando verificou que não poderia atender à demanda de um produto por um grande supermercado, reavaliou a sua capacidade de entrega e seu contrato, o que foi compreendido pela empresa”, comenta ela.
Para Veridyana, que atualmente é supervisora de Sustentabilidade da Danone, existe um grande caminho a ser percorrido nas parcerias entre empresas e negócios sociais. “O estudo sugere que vale a pena para um negócio social buscar parcerias com empresas, procurando oportunidades ainda inexploradas. Mas para que a perceria aconteça, é preciso que eles identifiquem que tipo de empresa faz sentido para seu negócio e compreender a estratégia da empresa em questão. Acredito que é essencial tentar mostrar o lado social do negócio, mas ter alinhada a visão econômica também. Conseguir mostrar que ele tem essa visão social e econômica do negócio é visto como um diferencial pelas grandes empresas”, afirma.
O trabalho premiado foi orientado pela professora do MBA Graziella Comini e o tema ainda deverá fazer parte dos futuros estudos de Veridyana. “Quero difundir cada vez mais o conhecimento que adquiri no MBA com esse trabalho. Não quero que ele fique numa gaveta, então pretendo agora trabalhar para que ele possa ser implementado de alguma maneira. Para mim, este é o ponto mais importante desse prêmio”, comemora a aluna.