Trinta profissionais representando organizações da sociedade civil (OSCs), zoológicos, universidades, governo federal e instituições de pesquisa participaram do Curso de Translocações Efetivas para a Conservação, ministrado pelo Grupo de Especialista em Translocação para Conservação, da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN/SSC/CTSG), na Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba, no Paraná, de 28 de agosto a 01 de setembro.
Translocação para conservação é o termo técnico para o movimento intencional de animais e/ou plantas (ou grupos de indivíduos) de um local para outro, com objetivo de beneficiar populações, comunidades ou ecossistemas.
Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre as diretrizes internacionais, os métodos mais eficazes e os processos de tomada de decisão relacionados ao tema. O curso incluiu palestras, trocas de experiências e atividades práticas.
Daniel Angelo Felippi, veterinário do Programa de Conservação do Mico-leão-preto (PCMLP), do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, esteve entre os participantes e e pontua a importância de iniciativas como essa do curso. “A perda de biodiversidade é um desafio global e é realmente encorajador ver iniciativas que estimulam uma abordagem mais coordenada para a realização de translocações para a conservação no Brasil”.
Desde o início do Programa de Conservação do Mico-leão-preto há 39 anos, os pesquisadores realizaram cinco translocações, o que resultou no estabelecimento de uma nova população em uma área onde a espécie havia desaparecido. Neste momento, o programa planeja uma nova ação de manejo com o objetivo de reduzir o risco de extinção de uma pequena população que apresenta alto grau de ameaça. A ação é necessária para garantir a variabilidade genética e possibilitar o aumento no tamanho populacional na área.
O curso é uma iniciativa do Refauna, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Zoológico de São Paulo, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB/ICMBio), Zoological Society of London, Universidade de Berna, IUCN SSC Grupo Especialista em Planejamento de Conservação e Centro de Sobrevivência de Espécies Brasil, com financiamento da Fundação Grupo Boticário. Este curso representa um marco importante na promoção do conhecimento e das melhores práticas relacionadas à translocação para conservação no Brasil.