Com o tema Aspectos jurídicos das organizações, o Fundo LIRA promoveu em maio (05 e 09) o segundo módulo da Trilha Formativa ministrado pela doutora e mestre em Direito Ambiental Erika Bechara. O objetivo é o fortalecimento institucional de organizações extrativistas e indígenas apoiadas pelo Fundo Lira e o público-alvo é formado por representantes de tais iniciativas.
Durante o módulo, cerca de 25 participantes conferiram boas práticas jurídicas vinculadas a questões organizacionais, fiscais e trabalhistas e identificaram aspectos que podem ser aprimorados em suas organizações. O LIRA também prevê aconselhamento jurídico após a realização do módulo.
Até setembro, serão realizados mais quatro módulos, abordando os temas: Comunicação Institucional, Negócios Comunitários Sustentáveis, Gestão Administrativa Financeira e Captação de Recursos. Um diferencial da estratégia pedagógica desta formação está na construção do diálogo transdisciplinar a partir da diversidade de atores, instituições e experiências organizacionais.
A Trilha Formativa iniciada em 2022 apresenta e discute temas relacionados ao fortalecimento institucional das organizações extrativistas e indígenas apoiadas pelo Fundo LIRA. A formação teórica-prática conta com 6 módulos de 64 horas ao todo. A Trilha é híbrida com encontros presenciais e virtuais, aulas com especialistas, incluindo debates com lideranças e discussões em grupos de trabalho.