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Estudantes de curso técnico visitam viveiro-escola atendido pelo IPÊ

4 de janeiro de 20239 de novembro de 2022 Por Paula

Estudantes do curso Técnico em Agropecuária, da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Nair Luccas Ribeiro, visitaram no último dia 26 de outubro, o viveiro-escola Alvorada, em Teodoro Sampaio (Pontal do Paranapanema-SP). O local, de propriedade do agricultor Valter Ribeiro Campos, é atendido pelo projeto Corredores de Vida, do IPÊ.

Segundo a professora Mariana Souza, da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a visita tem a finalidade de buscar conhecimentos sobre a implantação e funcionamento de viveiro de mudas nativas do bioma Mata Atlântica. A atividade ajudará os estudantes na implantação de um viveiro escolar, na comunidade rural onde vivem, o assentamento Gleba XV de Novembro, em Rosana (SP), com produção de 1 mil mudas/ano.

Para que os futuros técnicos em agropecuária entendessem o passo a passo sobre a implantação de um viveiro, Valter Campos enfatizou desde a montagem das bancadas, organização das bandejas e tubetes, preparação do substrato, quebra de dormência das sementes, plantio, repicagem, irrigação, tratos culturais e rustificação até o momento da muda estar pronta para plantio.  

Implantação do viveiro – De acordo com a coordenadora do curso técnico, Gabriela Grilli, a escola não dispõe de espaço suficiente para implantação do projeto, assim uma parceria foi selada com a assentada Milvânia Rodrigues dos Santos, moradora do Setor 2, Gleba XV de Novembro. A produtora rural, além de oferecer o local para abrigar o viveiro, também se propôs a cuidar das mudas, aos finais de semana e férias escolares. O gasto com a implantação do viveiro será custeado pela escola em parceria com instituições governamentais e doações da comunidade. As mudas produzidas serão plantadas no próprio assentamento com destaque para Áreas de Preservação Permanente (APP), áreas degradadas, e também nos lotes em que os assentados se disponibilizarem a cercar a área e aplicar os tratos culturais necessários para o desenvolvimento da floresta plantada. 

Oportunidades – Durante a visita, o proprietário do viveiro esclareceu aos jovens que, atualmente, o local produz 250 mil mudas/ano, sendo que 80% delas são comercializadas com o IPÊ, que utiliza essas mudas em seus projetos de restauração florestal no Pontal.  “Muitas pessoas já se capacitaram aqui, algumas delas hoje têm seus próprios viveiros. É gratificante saber que o Alvorada transformou muitas vidas”, afirma o agricultor.

Para a estudante Milena Santana dos Santos, 19 anos, a atividade extraclasse foi muito produtiva e além das expectativas. Durante a visita, ela acompanhou de perto o funcionamento de um viveiro e aprendeu sobre as mais diversas técnicas de produção de um viveiro, entre elas a quebra de dormência da semente de Jatobá, a parte da aula que mais chamou sua atenção.

Aline Souza, técnica do IPÊ, ressalta que o viveiro-escola Alvorada transformou e continua a transformar diversas vidas na região. Em mensagem dirigida aos alunos ela afirmou a importância desse espaço. “levem o conhecimento dessa aula extraclasse não só para construir o viveiro escola. Pensem em empreender como um viveirista ou em outras áreas da restauração, entre elas, empresas de plantio”, orienta.

A coordenadora Gabriela Grilli concorda. Ao citar exemplos concretos de turmas anteriores que fizeram o TCC referente ao cultivo de hortaliças, a gestora afirmou que hoje, depois de quatro anos de formados, dois ex-alunos do curso técnico implantaram hortas nos lotes de seus familiares. A produção é comercializada em forma de cestas agroecológicas (mix de itens), além de fazerem doações a famílias carentes. “É gratificante para nós da escola ver o projeto científico de hortaliça dando frutos. Acredito que viveiro escola também irá transformar estudantes em empreendedores”, conclui.

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