Cerca de 30 empreendedores da área de restauração florestal ampliaram os conhecimentos sobre a gestão do próprio negócio no curso Empreenda Rápido oferecido via parceria entre IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. A iniciativa foi realizada na sede do IPÊ na região do Pontal do Paranapanema, em Teodoro Sampaio, no extremo Oeste Paulista, na segunda quinzena de março. Todos os participantes prestam serviço ao Instituto nas áreas de viveiros comunitários e em plantio/manutenção dessas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
O curso Empreenda Rápido é divido em cinco módulos: o primeiro Comece seu planejamento financeiro ministrado pelo facilitador Oséias das Virgens de Souza abordou em especial o plano de ação, além da importância do Pró-labore, entre outros temas. Os participantes devem concluir o curso em julho, já que os demais quatro módulos serão ministrados um por mês.
Para Érica Santos, gestora do programa Empreenda Rápido, o curso contribui para o aperfeiçoamento da gestão de cada negócio. “Percebo que a curso aguça nos empreendedores a busca por mais conhecimento, consequentemente, os negócios crescem com saúde financeira”, disse.
É exatamente essa busca por conhecimentos que está motivando a jovem Allany Lopes Duveza, sócia-proprietária no Viveiro Viva Verde. Ela conta que a partir de agora toda a administração do negócio será realizada com base em plano de ação com metas e objetivos definidos. “O curso ampliou meus conhecimentos na área de gestão financeira”, pontua.
Caio Felipe, sócio-proprietário, na AM Engenharia e Soluções Ambientais Ltda, destaca que conseguiu sanar as dúvidas sobre gestão financeira. “Ficou muito claro a importância de implantar o sistema de planilhas financeiras e alimentá-las diariamente”, ressalta.
Oséias ressalta que o interesse dos participantes em aprender a utilizar as planilhas financeiras é uma grande demonstração de empenho na busca por organizar a gestão. “Acredito que as empresas geridas por essa turma vão dar um salto, tanto em atrair novos clientes como também na gestão financeira”, disse.
Na avaliação da Aline de Souza, bióloga do IPÊ, esse primeiro módulo do Empreenda Rápido foi extremamente positivo. “A maioria dos prestadores de serviços está saindo da aula com planos de ação traçados para implementarem em seus negócios”. A proprietária do viveiro Mata Nativa, Marcela dos Santos, é um exemplo. “Desenvolvi um plano de ação para ampliar a produção do viveiro de 500 mil mudas/ano para 700 mil mudas/ano”.