RELATÓRIO 2019

Palavras da Presidente | Boas-vindas

“No IPÊ, temos muito a agradecer por tantos projetos bem sucedidos em 2019. Mas o ano de 2020 está surpreendendo a todos. Infelizmente, a humanidade está colhendo o que vem plantando há séculos. Ao se distanciar da natureza e tratá-la como recurso, desrespeitando a tudo e a todos indiscriminadamente, pouco sobrou intacto. Sem dúvida, o vírus é uma consequência de todo esse desequilíbrio. Veio como um grito de alerta: acordem!

Esta é uma oportunidade de valorizarmos a vida por inteiro, em seus mínimos detalhes e nuances, com cores, aromas e sons. Um convite para tomarmos um rumo diferente daquele que vínhamos tomando e assim darmos a chance à vida – nossa e de outros seres. O IPÊ vem dando uma contribuição para a proteção e valorização da vida no Brasil. Finalidades que agora se mostram mais importantes do que nunca. Esperamos que no futuro possamos passar mais e mais nossos conhecimentos e valores, contagiando muitos a desfrutarem da vida em sua plenitude. ”

Suzana Padua
Suzana Padua
Presidente do Ipê

Leia na íntegra a carta
da presidente Suzana Padua aqui.

Palavras do Secretário Executivo

Eduardo H. Ditt
Secretário executivo

Suzana Padua

“Em 2019 o Brasil foi tristemente marcado por tragédias socioambientais, como o rompimento da barragem de Brumadinho, os vazamentos de petróleo no litoral e o substancial aumento nas queimadas na Amazônia. Por outro lado, essas tragédias contribuíram para despertar sensibilização diante de tais questões. No ano seguinte, esse espaço foi tomado pela crise da Covid-19, agregando mais elementos para refletirmos sobre nossa relação com o planeta.
Uma análise cuidadosa permite um entendimento de que, mais do que nunca, nossos projetos podem contribuir para a construção de uma agenda verde de desenvolvimento. No momento atual, em que nossa sociedade se depara frequentemente com conflitos relacionados a divergências e polarizações ideológicas, apostamos na cooperação. Esperamos que este relatório ajude a ilustrar as relações de interdependência e a importância e os papéis de cientistas, ambientalistas, organizações do terceiro setor e todos aqueles que se dedicam a uma agenda do bem para o planeta. ”

Leia na íntegra a carta
do secretário executivo aqui.

NOSSOS DESTAQUES 2019 – Assista ao vídeo e veja mais informações

Nosso Impacto

6

espécies da fauna
pesquisadas diretamente
gerando benefícios
para outras espécies

3,2 MILHÕES

de árvores plantadas
na mata atlântica que conservam fauna
e recursos hídricos

+ DE 1,2 MIL

pessoas mobilizadas e
beneficiadas com soluções
integradas na amazônia

+ DE 7 MIL

pessoas capacitadas em
conservação e sustentabilidade
em cursos na escas

+ DE 140

mestres formados

+ DE 6,7 MIL

alcançados com
educação ambiental

Onde estamos

Baixo Rio Negro (AM)

Soluções Integradas

Serra Grande (BA) | ESCOLA

Pantanal e Cerrado (MS)

Pontal do Paranapanema (SP)

Nazaré Paulista (SP) | Sede e Escola

Brasília (DF) | Escritório Regional

ONDE ESTAMOS

Baixo Rio Negro (AM)

Soluções Integradas

Serra Grande (BA) | ESCOLA

Pantanal e Cerrado (MS)

Pontal do Paranapanema (SP)

Nazaré Paulista (SP) | Sede e Escola

Brasília (DF) | Escritório Regional

Nosso Trabalho

EDUCAÇÃO

Mais de 7 mil alunos já passaram pela nossa Escola de Conservação e Sustentabilidade. Conheça a história de alguns alunos.

PROJETOS POR LOCALIDADE

Da pesquisa científica com envolvimento social até ações para Políticas Públicas. Um modelo de conservação que beneficia fauna de vários biomas e mais de 15 mil pessoas/ano.

PARCERIAS

Todos os setores podem e devem se envolver na conservação da biodiversidade. Doações, Ações de Marketing e de engajamento social mobilizam a sociedade e geram benefícios reais.

PROJETOS TEMÁTICOS

Nossas ações nas Áreas Protegidas da Amazônia promovem soluções integradas e em rede que beneficiam milhares. Nosso trabalho em Pesquisa e Desenvolvimento com empresas trazem inovação também para o setor privado.

O IPÊ está comprometido
com a agenda Global da ONU

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) devem
ser implementados por todos os países do mundo nos próximos 10
anos, até 2030. Nossos projetos contribuem com os seguintes ODS: