Principais
DESTAQUES

2019 foi um ano de grandes realizações e
comemorações. Confira aqui o que foi destaque!

Nossos números

Havaianas: 15 anos de uma parceria que encanta

A convite de Havaianas, o IPÊ foi a Lisboa (Portugal) para uma comemoração especial: nossos 15 anos de parceria com a marca. Em maio, em um evento à beira do rio Tejo, celebramos entre parceiros, apoiadores e admiradores os resultados alcançados até aqui com as Havaianas-IPÊ. São sandálias que estampam a biodiversidade brasileira, com 7% da venda destinados para os nossos trabalhos de conservação. A festa marcou o lançamento da coleção 2018/19 na Europa.

“É um presente para Havaianas estar junto com IPÊ esse tempo todo. A instituição defende valores muito próximos dos nossos. Há 57 anos as Havaianas calçam os pés do mundo todo, e acreditamos que essa parceria é um ótimo instrumento para conscientizar a sociedade sobre as questões ambientais", diz Guillaume Prou, presidente de Havaianas da Região EMEA (Europa, Oriente Médio e África).

Crédito: Pedro Mota

“Uma das minhas grandes inspirações é a natureza, por isso quando me convidaram para fazer o mural, eu não pensei duas vezes. Poder fazer esse trabalho me trouxe a sensação de contribuir com algo que eu sei que faz toda a diferença!"

Arlin Graff, artista plástico brasileiro que assinou a coleção das Havaianas-IPÊ em 2018/19. Graff realizou grafites em um muro de cerca de 30 metros de altura, em Lisboa, com a arara-vermelha, uma das estrelas da coleção.

A parceria é, até hoje, reconhecida como um exemplo de Marketing Relacionado a Causas no Brasil, e o recurso obtido é importante no apoio ao crescimento sustentado do IPÊ. Saiba mais sobre essa história aqui

Parceria Havaianas/IPÊ

• Valor total das vendas em 2019: R$ 647.270,70
• Valor total direcionado para a causa desde 2004: R$ 9.286.709,34
• Número total de pares vendidos desde 2004: 15.427.923

Lançamos a primeira edição da nossa Série Técnica

No nosso primeiro Diálogos da Conservação, lançamos a primeira edição da Série Técnica do IPÊ, publicação que trata sobre como as boas práticas na gestão de Unidades de Conservação podem ser realizadas, como as parcerias são importantes neste processo e quais iniciativas dão resultados expressivos para a conservação nessas áreas protegidas.

Acesse a publicação Boas Práticas na Gestão de Unidades de Conservação.

Nossos pesquisadores assinam artigos
em publicações internacionais

Mapas de habitat

Clinton Jenkins, pesquisador do IPÊ, foi um dos cientistas que, sob a liderança de Dr. Thomas Brooks, cientista-chefe da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN), assinou artigo publicado na edição de outubro de “Trends in Ecology and Evolution”. A publicação explica a metodologia de mapas de Áreas de Habitat (AOH), que indicam não apenas onde as espécies foram vistas em levantamentos tradicionais no campo, mas onde elas poderiam viver de maneira mais segura. Essa metodologia já gerou mapas para mais de 20 mil espécies de mamíferos, aves e anfíbios.

Leia mais sobre o estudo.

Pantanal em risco

Um grupo de 114 cientistas publicou um longo artigo sobre a importância e os desafios para a conservação do Pantanal, chamando atenção para a ciência praticada no bioma e a necessidade de investimento em pesquisas. Coordenado pelo pesquisador Walfrido Tomas e assinado também por Rafael Chiaravalloti, Patrícia Medici e Arnaud Desbiez, pesquisadores do IPÊ, o artigo aponta os caminhos para a conservação dessa região. Acesse: http://bit.ly/artigo-pantanal.

Saiba mais sobre o estudo aqui

Eventos pela diversidade e conservação

Nossa voz pelas Áreas Protegidas da América Latina

Crédito: Cibele Tarraço

O IPÊ expôs no III Congresso de Áreas Protegidas da América-Latina e Caribe as suas experiências com as soluções integradas para as Unidades de Conservação (UCs) na Amazônia, tendo em foco a dificuldade de mobilizar a sociedade sobre a importância das áreas protegidas e ações para sua conservação. Para colaborar na solução desse desafio, conheça mais sobre nossas experiências no capítulo Áreas Protegidas. Saiba mais sobre as lições do Congresso aqui.

I Simpósio de Liderança em Conservação e I Encontro de Egressos do Mestrado Profissional

Crédito: Arquivo IPÊ

A ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ, realizou no dia 28 de setembro de 2019 o I Simpósio de Pesquisas Liderança para a Conservação e I Encontro de Egressos do Mestrado Profissional. O evento, em Nazaré Paulista (SP), teve como convidados Roger Koeppl, fundador da YouGreen, e Carlos Klink, professor adjunto do Departamento de Ecologia, da Universidade de Brasília. Ambos dividiram suas experiências com professores da escola e cerca de 30 mestres egressos, que hoje são líderes em conservação socioambiental e atuam em variados setores. O Mestrado Profissional era um objetivo antigo do IPÊ e de seus fundadores, Suzana Padua, e do hoje reitor da ESCAS, Claudio Padua. Claudio foi homenageado durante o simpósio, assim como algumas pessoas fundamentais para a iniciativa, como o empresário Guilherme Leal e os professores Mary Pearl e Don Melnick (in memorian). Os egressos também tiveram a chance de compartilhar a evolução de seus trabalhos neste campo e refletir sobre liderança em conservação.

Crédito: Arquivo Pessoal

"O relacionamento com as pessoas, como engajar pessoas, eu me aprofundei nisso aqui no mestrado e, para mim, o que vi ao longo dos anos de trabalho pós-curso é que conservação é feita de pessoas e que preciso trabalhar com pessoas para ter resultados. Foi essencial passar pelo IPÊ para sentir isso". Karlla Barbosa, da SAVE Brasil, egressa da ESCAS.

Do Sistema Cantareira à Amazônia, com a Virada Sustentável SP

No espaço da Umapaz/Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, em São Paulo, o IPÊ realizou três atividades gratuitas na Virada Sustentável SP, em agosto. A primeira foi a aplicação do Sustentabilidade em Jogo: O Sistema Cantareira na sua Vida, uma maneira de popularizar os desafios socioambientais e de conservação da água. Outra atividade foi relacionada à Amazônia, também tema em um jogo dinâmico onde os participantes conheceram mais sobre o bioma, as populações que ali vivem e as ações do IPÊ na região. O desafio sensorial foi um dos momentos que mais chamou atenção dos participantes, que precisaram identificar, de olhos vendados, os cheiros e sabores de produtos originários da floresta. "As empresas estão investindo em responsabilidade socioambiental. Ao mesmo tempo, as pessoas, seus clientes, estão a cada dia mais atentas às marcas que valorizam essas questões. Negócios socioambientais são tendência no mundo todo ", comentou Fabio Takara, em palestra que realizou, durante a Virada Sustentável, sobre negócios socioambientais e como eles podem gerar lucro e benefícios para a sociedade e o meio ambiente. Takara foi aluno do MBA da ESCAS e criou a Firgun, plataforma que permite acesso a empreendedores de empréstimos com juros mais baixos.

PRÊMIOS RECONHECEM AS NOSSAS AÇÕES E RESULTADOS

National Geographic 2019

Créditos: Paul Morigi/Getty Images for National Geographic

Um dos maiores prêmios de conservação do mundo, o National Geographic Society/Buffett Award for Leadership in Conservation (Prêmio National Geographic Society/Buffett para Liderança em Conservação) foi entregue no dia 12 de junho, em Washington DC (EUA), para a brasileira Patrícia Medici. A cientista é referência mundial nos estudos sobre a anta brasileira (Tapirus terrestris) há mais de 23 anos. O prêmio também foi dado a Tomas Diagne, que trabalha com conservação de tartarugas de água doce. Patrícia Medici é idealizadora e coordenadora da INCAB - Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, do IPÊ. Ela também é presidente do Grupo de Especialistas em Antas (Tapir Specialist Group – TSG), da Comissão de Sobrevivência de Espécies (Species Survival Commission – SSC), da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), em que coordena uma rede global de mais de 130 conservacionistas de anta em 27 países.

Prêmio Muriqui pela Mata Atlântica

Crédito: Arquivo IPÊ

Recebemos o Prêmio Muriqui 2019, na categoria Pessoa Jurídica. A premiação é um reconhecimento do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA) pelas ações e resultados do nosso trabalho na conservação do bioma.

O troféu, cujo nome homenageia as duas únicas espécies de macaco do gênero Brachyteles, símbolo da Mata Atlântica, foi entregue no dia 7 de novembro, na abertura do Seminário Nacional Turismo e Mata Atlântica, na Mata de São João (BA). O prêmio busca incentivar ações que contribuam para a conservação da biodiversidade, estimular e divulgar os conhecimentos tradicional e científico e promover o desenvolvimento sustentável nesse bioma.

Reconhecimento de ações na Amazônia

Crédito: Ilana Bar

Em dezembro, recebemos duas importantes homenagens de comunidades locais da Amazônia: das Unidades de Conservação estadual Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari e Reserva Extrativista (Resex) Médio Juruá. Elas nos premiaram pelo esforço na conservação dos quelônios, no projeto Monitoramento Participativo da Biodiversidade. Veja mais sobre esse trabalho em Projetos Temáticos. O prêmio foi recebido pela pesquisadora Virginia Bernardes. Também reconhecida como parceira da Resex e da RDS, a USAID - Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional recebeu a homenagem por meio de Fabiana Prado, responsável pela Articulação Institucional e coordenadora de Projetos do IPÊ, em nome do ICMBio, SEMA e das Comunidades do Médio Juruá.

O outro reconhecimento foi dado ao IPÊ pela Reserva Extrativista (Resex) Tapajós Arapiuns. Durante comemoração dos 21 anos de criação da Resex e 20 anos da Associação Tapajoara, o IPÊ foi homenageado como ONG parceira, com o Troféu Celino Rodrigues. Quem representou o IPÊ na cerimônia foi Nailza Porto: “Pela primeira vez a Associação Tapajoara fecha o ano com recursos para serem investidos no ano que vem, em grande parte, pelo apoio do nosso projeto Motivação e Sucesso na Gestão de UCs. Estou orgulhosa do comprometimento de todos na execução dos projetos e na qualidade das relações construídas”. Os troféus foram entregues a Suzana Machado Padua, presidente do IPÊ, e Claudio Padua, vice-presidente e reitor da ESCAS, na sede do IPÊ, em Nazaré Paulista (SP). As iniciativas do IPÊ homenageadas contam com a parceria do ICMBio e apoio de Gordon and Betty Moore Foundation e USAID.

Programa de gestão e mensuração de impacto

Implementamos em 2019 a ferramenta de gestão e mensuração de impacto para projetos LogAlto. O software canadense é próprio, inclusive, para ser utilizado em ambientes com pouca conectividade em áreas remotas onde os pesquisadores geralmente se encontram realizando os seus projetos.

A medida segue a tendência global de mensuração de resultados, já utilizada por OSCs internacionais. Essa ação faz parte da busca constante do IPÊ por transparência e resultados eficazes na entrega dos trabalhos, e representa um passo importante para a gestão do Instituto.