Onde Estamos
Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041
Ações integradas de reflorestamento, pesquisa, envolvimento comunitário e educação ambiental que colaboram para ampliar o conhecimento sobre a importância da água e da biodiversidade da Mata Atlântica pelos moradores e tomadores de decisão da região.
Nascentes Verdes, Rios Vivos
A região de Nazaré Paulista é prioritária para ações de conservação ambiental e de restauração de Mata Atlântica por se localizar na cabeceira da Bacia Hidrográfica do rio Piracicaba e por abrigar o reservatório de água do rio Atibainha que, junto aos reservatórios Cachoeira, Jaguari-Jacareí e Paiva Castro, que compõem o Sistema Cantareira. Desse sistema depende o abastecimento de água de cerca de 14 milhões de pessoas (5 milhões no interior e 9 milhões na Região Metropolitana de São Paulo). Diversos remanescentes de Mata Atlântica dessa região, além de abrigarem espécies da fauna e da flora em níveis variados de ameaça de extinção, proporcionam um dos serviços ecossistêmicos mais importantes para o homem: a proteção dos mananciais.
O projeto “Nascentes Verdes, Rios Vivos” integra ações de reflorestamento, pesquisa, envolvimento comunitário e educação ambiental para o reconhecimento da importância da água e da biodiversidade da Mata Atlântica pelos moradores e tomadores de decisão da região. As ações compreendem o diagnóstico de áreas prioritárias para a restauração ecológica; a facilitação na recuperação de áreas ciliares com plantio de árvores nativas; a realização de fóruns participativos e atividades de educação ambiental; a veiculação de informações entre pesquisadores e tomadores de decisão e a divulgação das ações do projeto às comunidades do município e região.
Reflorestamento, envolvimento comunitário e educação ambiental para o reconhecimento da importância da água e da biodiversidade da Mata Atlântica pelos moradores e tomadores de decisão da região.
O projeto "Nascentes Verdes - Rios Vivos" destaca-se entre outras iniciativas existentes de recuperação de matas ciliares, por desenvolver conjuntamente atividades de restauração florestal, conservação da biodiversidade e educação ambiental, com foco na conservação dos recursos hídricos.
O projeto é responsável pelo plantio e manutenção de 150 hectares de florestas na região de influência da represa Atibainha, uma das que abastecem o Sistema Cantareira. Além disso, ao longo dos anos de trabalho, o projeto realizou um levantamento sobre os mamíferos que habitam as matas fragmentadas da região, e que precisam do habitat conservado.
Para as atividades, o IPÊ implantou um viveiro-escola de árvores nativas, com capacidade de produção de 40.000 mudas por ano. O viveiro atende às demandas de reflorestamento e das atividades de educação ambiental, como oficinas de produção de mudas e plantios educativos. Dentre as demais ações de educação ambiental destacam-se palestras temáticas ministradas por especialistas em fauna, caminhadas interpretativas com disseminação de conhecimentos etnobotânicos, oficinas para capacitação de educadores em Educação Ambiental, distribuição e plantio de árvores nativas direcionadas a estudantes, professores, proprietários e produtores rurais e comunidade local.
As atividades do projeto seguem o Modelo IPÊ de Conservação, baseado na integração de pesquisa de espécies ameaçadas, educação ambiental, conservação de habitat, envolvimento comunitário, desenvolvimento sustentável, intervenções sobre a paisagem e contribuições para políticas públicas. Com esse trabalho espera-se promover a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade local, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região.
Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041
Termos de Uso | Política de Privacidade | Ouvidoria
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: [email protected]