Onde Estamos
Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041
O Projeto REFLORA foi iniciado em 2024 para restaurar áreas degradadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, localizada na região do Baixo Rio Negro, em Manaus. A iniciativa beneficia diretamente comunidades indígenas e ribeirinhas, através da conservação da biodiversidade e geração de renda.
Com a meta de recuperar 200 hectares de áreas degradadas, o REFLORA utiliza espécies nativas da Amazônia, sistemas agroflorestais (mistura de árvores com plantações como frutas e hortaliças) e a regeneração de florestas secundárias. Por meio da restauração ambiental, o projeto busca fortalecer a economia das 18 comunidades da RDS, com foco na coleta de sementes, produção de mudas e conexão com mercados de produtos florestais.
Neste projeto, financiado pelo Fundo Amazônia, o IPÊ trabalha para consolidar a cadeia de valor de base agroecológica e produção orgânica no estado do Amazonas, promovendo também a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares e comunidades tradicionais e a conservação da biodiversidade, por meio de assessoria e capacitação, fortalecimento das organizações locais, estruturação das unidades de produção, certificação orgânica e apoio à comercialização.
O Agroecologia em Rede atua em cinco municípios do Amazonas: Manaus, Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea, Iranduba e Itacoatiara. Estima-se que o impacto de conservação alcance 12,5 milhões de hectares de floresta, em uma Unidade de Conservação Estadual e cinco assentamentos rurais.
Iniciado em 2024, o projeto vai beneficiar 220 propriedades rurais, 900 famílias da agricultura familiar de orgânicos e 3.200 pessoas.
Em 2021, com apoio do projeto LIRA/IPÊ – Legado Integrado da Região Amazônica e parceria do LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, foi possível reformar o barco Maíra I e iniciar o projeto Navegando Educação Empreendedora na Amazônia.
Projeto pela valorização do trabalho justo na educação indígena, na qualificação e na atuação das mulheres na cadeia de valor do artesanato e do turismo, na comunidade Nova Esperança (AM).
Muitas famílias no baixo Rio Negro vivem de programas governamentais e do corte de madeira, que não garante remuneração justa e, na maioria das vezes, está fora das normas de manejo. O IPÊ acredita no fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade amazônica para gerar renda e valorizar o conhecimento e práticas tradicionais.
O barco Maíra I percorre as comunidades integrando-as e promovendo atividades socioambientais.
O Programa de Conservação do Peixe-boi da Amazônia teve início em 2003, no Parque Nacional de Anavilhanas. Desde então a equipe de pesquisadores do IPÊ promove a conservação da espécie na região do baixo Rio Negro, por meio da realização de estudos com animais de vida livre, de projetos de reintrodução e de atividades de sensibilização ambiental.
O IPÊ foi uma das organizações envolvidas na criação do Mosaico de Áreas Protegidas no baixo Rio Negro. Ele é necessário para integrar a gestão das áreas que já estão fisicamente conectadas, bem como reunir os seus atores sociais, diminuindo a situação de isolamento e dificuldade de administrar cada área individualmente.
O IPÊ busca atuar nas questões da agricultura, da segurança alimentar e da valorização cultural, com a abertura de novas frentes de ação para a conservação e uso sustentável da biodiversidade. Este projeto começou em 2005, e até hoje é a base do trabalho do Instituto na região.
A região do baixo Rio Negro possui uma série de características espaciais que a elevam a categoria de pólo turístico do Estado do Amazonas. Apoiado nessas premissa, o IPÊ desenvolve desde 2003, o projeto Turismo de Base Comunitária no baixo Rio Negro, a fim de ordenar as atividades turísticas na região, integrando os interesses da conservação com os do desenvolvimento regional.
Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041
Termos de Uso | Estatuto
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: ipe@ipe.org.br