Onde Estamos
Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041
O Programa de Conservação do Mico-Leão Preto foi a semente para a criação do IPÊ. Os esforços de conservação iniciaram ainda em 1984, quando Claudio Valladares Padua decidiu mudar completamente de vida para se dedicar à conservação dessa espécie rara, que um dia foi considerada extinta da natureza, mas que foi redescoberta nos anos 70.
Conheça mais sobre essa história.
As pesquisas e ações combinadas de educação ambiental e restauração florestal, já surtiram efeitos muito positivos para a espécie, como a mudança de categoria de ameaça e apoio a criação de Unidades de Conservação.
O Mico-Leão Preto, cientificamente chamado Leontopithecus chrysopygus, é uma das espécies de primatas mais raras e ameaçadas do mundo. Endêmico da Mata Atlântica do interior do Estado de São Paulo já foi considerado extinto da natureza por muitos anos e, ainda hoje, sua situação é grave visto que a espécie era listada no Red Data Book (UICN) como criticamente ameaçada de extinção. Hoje, devido aos esforços do projeto Mico-Leão Preto do IPÊ este mico é listado em uma categoria mais esperançosa. A maior ameaça à conservação do mico-leão preto é a fragmentação das florestas que ocasiona o isolamento e declínio das populações restantes e a consequente degradação do seu habitat.
O Programa de Conservação Mico-Leão-Preto envolve não apenas a conservação dos micos, mas também de todo o ecossistema em que eles ocorrem. A ideia é utilizar a espécie como um símbolo ou “guarda-chuva” para a conservação de áreas florestais prioritárias. O objetivo é recuperar áreas degradadas e/ou criar corredores que conectem os fragmentos de matas onde famílias de micos se encontram isoladas.
Muitas dessas ações dependem de um programa bem elaborado de educação ambiental, que transmita conhecimentos científicos de maneira acessível e sensibilize o público para a importância da conservação desses primatas. Finalmente, o projeto vem buscando alternativas de desenvolvimento sustentável que possam valorizar a natureza local e gerar renda, contribuindo para a efetiva melhoria de vida das comunidades locais e conquistando aliados para a conservação.
Durante os anos de estudos com a espécie podemos listar os seguintes resultados:
VOCÊ PODE AJUDAR ESSE TRABALHO! DOE AGORA PARA A CONSERVAÇÃO DO MICO-LEÃO-PRETO
Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041
Termos de Uso | Política de Privacidade | Ouvidoria
Copyright © Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
Email: [email protected]