A Unidade de Negócios Sustentáveis do IPÊ promove iniciativas e campanhas para disseminar a causa socioambiental entre os mais variados públicos.
Projetos de marketing relacionado a causas, de desenvolvimento da cultura de doação e de restauração florestal e proteção da fauna com participação social fazem parte de ações em conjunto com o setor privado e outras organizações da sociedade civil.
Veja os resultados de 2018
#IPEPARCERIAS
Unir natação e meio ambiente é o que move os participantes do Ecoswim. Na edição 2018, em São Caetano do Sul (SP), 41 equipes nadaram em uma competição em que quem ganha é a Mata Atlântica. Isso porque o valor das inscrições é doado para o viveiro-escola que mantemos em Nazaré Paulista (SP).
A 11ª edição reuniu mais de 600 pessoas. Muitas delas, como Tatiane Sozorovich, de Santos (SP), retornaram ao evento por acreditarem na causa. “É a terceira vez que venho com amigos e somos
mais de 15 pessoas. A gente se interessou pela forma de trabalho e intenção de querer ajudar
o meio ambiente.”
Idealizado e organizado pelos Wetrats, equipe de natação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), o Ecoswim apoia nossas ações desde a segunda edição. O evento mostra que as pessoas gostam de se engajar quando têm a oportunidade de apoiar uma causa. Com o recurso destinado no ano passado, junto ao apoio complementar de outros parceiros, conseguimos melhorar a infraestrutura do viveiro, produzir mais de 40 mil mudas destinadas ao reflorestamento no Sistema Cantareira, realizar visitas de professores à área e fazer doações de mudas.
Foto: Arquivo IPÊ#IPEBIODIVERSIDADE #IPEPARCERIAS
A nova coleção Havaianas - IPÊ 2018/2019 foi desenhada pelo artista plástico Arlin Graff, brasileiro de Tatuí (SP), que ganhou o mundo com sua arte em muros e hoje vive em Nova York (EUA).
O estilo marcante das formas geométricas e cores fortes foi utilizado para retratar as estrelas da coleção: arara-vermelha (Ara chloropterus), onça-pintada (Panthera onca) e mico-leão-preto (Leontopithecus crysopygus).
Esta é a 15ª coleção, fruto da parceria entre a marca de chinelos e o Instituto, em que 7% do valor da venda das sandálias é destinado à organização para seu desenvolvimento institucional.
Em 14 anos
14 milhões
de pares vendidos
= R$ 8 milhões
para a causa
em 2018:
692.580
sandálias vendidas
= R$ 665.157,41
para a causa
Ao longo do ano, realizamos uma série de palestras nas lojas das Havaianas sobre o trabalho desenvolvido pelo IPÊ e sobre como o recurso das sandálias é utilizado. O treinamento apoia os colaboradores das lojas e traz mais transparência aos consumidores.
Participe! Compre sua Havaianas - IPÊ nas lojas ou no site das Havaianas e na Loja do IPÊ.
A gerente de design das Havaianas, Priscilla Hatsue Kawagoe, já criou quatro coleções das Havaianas IPÊ. É uma cocriação entre as duas instituições, que busca sempre contar uma história sobre a biodiversidade brasileira. "Usamos as informações que o IPÊ nos traz sobre as espécies como um guia e, a partir daí, buscamos referências sobre o movimento dos animais e os melhores ângulos que podem ser retratados. Todos os anos buscamos algo diferente, que conte a história dessa causa, e faça com que as pessoas não comprem só porque é bonito, mas porque tem um sentido maior."
Veja essa história completa aqui.
##DOAÇÕESIPE #IPEARREDONDAR
No Movimento Arredondar, o cliente dos estabelecimentos parceiros é convidado a "arredondar" o valor da sua compra e doar os centavos "arredondados" a organizações sociais e ambientais brasileiras. As doações individuais não ultrapassam os R$ 0,99 a cada compra.
O quinto ano de participação do IPÊ no Arredondar foi marcado pela rodada de palestras da equipe nas cinco lojas da marca Havaianas e nas 17 lojas Luigi Bertolli que arredondam exclusivamente para o Instituto.
Ao todo, 287 pessoas participaram das palestras. Nos treinamentos, é mostrada a importância do papel do vendedor e do operador de caixa para o movimento, pois são eles que estão em contato com o cliente e perguntam se ele quer arredondar.
Além de Luigi Bertolli e Havaianas, a Meggashop também arredonda exclusivamente para o IPÊ. Em todo o ano, em 43 estabelecimentos parceiros, foram destinados R$ 74.789,79 ao Instituto. Sinal de que mesmo as menores doações, quando em grande volume, resultam em quantias significativas
Em 2018, IPÊ, Arredondar e Tricard (Tribanco - Sistema Integrado Martins) uniram-se para uma iniciativa pioneira no setor da microdoação. Os clientes do cartão agora têm a opção de arredondar a fatura das suas contas, destinando os centavos para o IPÊ.
A novidade do mecanismo é a facilidade, já que o cliente faz a opção pelo arredondamento uma única vez, por meio do site ou aplicativo do Tricard, válido de forma contínua. O arredondamento da fatura nunca vai ultrapassar os R$ 0,99.
Em setembro de 2018, estivemos com a equipe do Arredondar na sede do Tricard (Uberlândia/MG) para palestras sobre a parceria para 25 líderes. Eventos como esse terão continuidade em 2019, para mais colaboradores.
Em 2018, a parceria IPÊ e Arredondar deu um passo importante para um novo tipo de doação com o boleto do Tricard. Quais foram os grandes desafios para esse projeto?
O engajamento do Tricard e do IPÊ foi fundamental para o início do projeto. Para nós, do Arredondar, implica em um novo tipo de desenho e estratégia de engajamento — por exemplo, nós nunca tínhamos trabalhado com adesão pelo site do parceiro e por SMS para comunicação com os clientes. Acredito que podemos fazer mais em 2019, tendo em vista que estamos aprendendo a nos envolver diretamente com o doador e menos com a força de vendas — que é o que estamos acostumados em projetos com lojas físicas.
Qual é o papel da aproximação das organizações participantes dos parceiros das lojas?
O envolvimento com as equipes de vendas, quando há abertura das redes, é fundamental. Nós sabemos que o DNA do que fazemos é a conexão entre organizações, equipes de vendas e pessoas impactadas. Nos projetos de maior adesão, as organizações têm feito um excelente trabalho construindo conosco essa grande rede de parceiros. A equipe de vendas é muito transformadora porque sem oferecer, não há possibilidade de transformação. Cada pergunta é uma doação.
Além da iniciativa envolvendo o Arredondar, o Tricard (Tribanco) é parceiro do IPÊ desde 2006, por meio de doações atreladas a alguns de seus produtos.
Cada operação do Crédito Certo Tribanco gera 10 centavos em doação aos projetos do Instituto, e 1 centavo de cada fatura paga na Tricard também é doado para a sustentabilidade e fortalecimento do IPÊ.
Em 2018, foram doados R$ 66.519,95, por meio desse apoio.
A Festa de Flores e Morangos de Atibaia (SP) é o quarto evento cultural paulista que mais atrai público. Cerca de 4 mil pessoas passaram pelos nosso dois estandes, onde foram feitas atividades de educação ambiental e venda de produtos da Loja do IPÊ.
Na edição 2018, apresentamos as ações que executamos para a conservação dos recursos hídricos na região do Sistema Cantareira.
Iniciativas que estimulam a doação para causas socioambientais têm crescido ao longo dos últimos anos. É o caso do projeto Turista+, iniciativa do Atibaia & Região Convention Visitors Bureau (AR&CVB), no estado de São Paulo, que destina 20% do "room-tax" (taxa voluntária paga pelo hóspede) ao IPÊ. O valor vai para as pesquisas, os estudos e as ações de proteção ambiental que o Instituto faz na região.
Quem contribui também está coberto por um seguro especial contra acidentes pessoais durante a hospedagem. Em 2018, 16.739 pessoas optaram por pagar o "room-tax" e R$ 7.339,83 nos foram doados.
Participam da iniciativa os hotéis Tauá, Atibaia Residence e a Pousada Paiol, que passaram por treinamentos do IPÊ sobre a importância da doação para o trabalho que realizamos na Mata Atlântica.
POLEN: Somos uma das ONGs beneficiadas pelo Polen. Ao fazer a compra de produtos por meio de um plugin ou pelo site da iniciativa, o cliente escolhe uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para a qual o Polen irá direcionar uma doação — feita pela loja/empresa da qual a pessoa está comprando. A doação não custa nada a mais para quem compra. Doa-se sem gastar.
PROJETO VIRALIZE: Passamos a fazer parte do Viralize, cuja proposta é utilizar o potencial de uso de redes sociais do brasileiro (mais de 100 milhões de usuários) e informar esse universo de pessoas sobre causas que elas podem apoiar.
O projeto conecta influenciadores digitais para engajarem sua audiência a projetos e organizações alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa é do Estúdio Cais.
Nossos parceiros também contribuem para o aprimoramento da equipe do Instituto e para a disseminação do trabalho realizado. É o caso da Crescimentum, especialista no treinamento de pessoas para a liderança.
Em 2018, 15 de nossos profissionais participaram gratuitamente de treinamentos da empresa, que tem como missão transformar organizações em ambientes mais sustentáveis e humanos.