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Projeto Educação, Paisagem e Comunidade (Espírito Santo)

Projetos Temáticos

Projeto Educação, Paisagem e Comunidade (Espírito Santo)

Em busca de incentivar processos mais sustentáveis de produção rural aliados à geração de renda e bem-estar da sociedade, o IPÊ tem como compromisso em seus projetos desenvolver educação e capacitação de forma gratuita a públicos diversos.

Com o projeto Educação, Paisagem e Comunidade, o Instituto leva para assentamentos rurais a tecnologia social bem sucedida desenvolvida conjuntamente com agricultores do Pontal do Paranapanema, região do extremo Oeste do estado de São Paulo.

A iniciativa faz parte da linha de projetos de Integração Escola e Comunidade, realizada pelo IPÊ e sua escola, ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade. Em sua edição no Espírito Santo, o projeto trabalha para beneficiar 143 pequenas propriedades em quatro assentamentos rurais localizados nos municípios de Alto Rio Novo e Águia Branca, selecionados devido ao potencial de responder ao programa de recuperação de APPs e recarga hídrica do rio Doce.

As ações do IPÊ e da ESCAS envolvem educação ambiental, capacitação e extensão rural. Dentre algumas das principais atividades está a implantação dos PIPs (Projeto Individual de Propriedades) que contemplem a restauração florestal de paisagens rurais e a produção rural sustentável na agricultura familiar. Estes PIPs serão legitimados pela tecnologia social do IPÊ, que prioriza a elaboração de estratégias e alternativas para o desenvolvimento rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade local, em harmonia com a restauração de paisagens, a conservação dos recursos naturais e com a participação e envolvimento de parceiros regionais.

O projeto também traz a expertise da ESCAS, que desenvolve as metodologias de ensino em parceria com os técnicos para a aplicação em campo, na execução deste trabalho.

Tendo em vista as necessidades do Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Recarga Hídrica degradadas da Bacia do Rio Doce, e para garantir que existam ganhos de escala, replicabilidade das técnicas utilizadas e engajamento dos envolvidos, uma série de linhas de pesquisa e desenvolvimento serão desenvolvidas para a Fundação Renova. Parceira do projeto, a fundação apoia o projeto no eixo Pesquisa & Desenvolvimento sob o título “Educação como Agente de Mudanças: Agroecologia, Participação e Sustentabilidade para Assentamentos Rurais e Instituições na Bacia do Rio Doce”.

VIDEO AULAS SOBRE VIVEIROS FLORESTAIS – ACESSE AQUI

Confira galeria de imagens do Projeto

Objetivos

Como objetivo, o projeto pretende envolver 143 assentamentos e recuperar mais de 635 hectares de solo e áreas de preservação permanente com práticas agroecológicas que apoiem a restauração da área de influência da bacia do rio Doce.

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Metodologia

O projeto tem como base a pesquisa-ação, que compreende dois focos principais:

1 - a educação como estímulo ao envolvimento de diferentes atores em estratégias socioambientais;
2 - o envolvimento dos assentados rurais, através de práticas produtivas socioambientais.

Aqui, a participação é a estratégia base, utilizada na integração dos diversos atores sociais para as questões socioambientais da região, de maneira transparente e inclusiva (Padua, 2004). Esta tecnologia social foi desenvolvida pelo IPÊ em seus quase 30 anos de atuação na região do Pontal do Paranapanema, em trabalhos e pesquisas envolvendo também assentamentos da reforma agrária. Segundo Padua (2004) que estudou os resultados destes trabalhos em sua tese de doutoramento, a pesquisa-ação descrita por Barbier (1996; 1998), Thiollent (1999) e Vasconcellos (1998), postula que o pesquisador participe de maneira ativa, sendo mais um ator na teia que se forma no processo de construção. Ao assumir este papel coletivo, testa os efeitos da ação nos grupos-alvo da pesquisa e formula ajustes quando necessários. A pesquisa-ação é um método adequado à escala microssocial, de pequenos grupos (Thiollent, 1994), como os que o projeto trabalha em cada assentamento selecionado.

As ações como estudos, capacitações, econegociações, produção de materiais em coletividade, entre outras, fornecerão a base de avaliação e reflexão da pesquisa-ação e seus resultados. A compreensão da realidade local, a escuta e integração com os parceiros, a clareza e o respeito pelo outro são decisivos neste contexto. Daí a importância de se tecer as questões desse estudo por meio da educação, que é o caminho mais amplo para lidar com a inclusão social e com a valorização da vida em geral.

Equipe

José Eduardo Badialli
Edmilson Teixeira Jr.
Laury Cullen Jr.
Paula Piccin
Rosemeire da Silva
Tiago Pavan Beltrame
Vanessa Silveira

Onde Estamos

Rod. Dom Pedro I, km 47
Nazaré Paulista, SP, Brasil
Caixa Postal 47 – 12960-000
Tel: (11) 3590-0041

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