Paisagens Sustentáveis no Pantanal

Começar

Conservação da
biodiversidade

Conservação da biodiversidade

Pesquisa científica e inovação socioambiental. Ações de impacto com participação comunitária e educação na Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado.

NOSSOS PROJETOS
Mestrado Profissional

Mestrado Profissional

Na ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, compartilhamos conhecimento e formamos líderes para a conservação e desenvolvimento sustentável.

AMPLIE SUAS OPORTUNIDADES
Doe agora

Doe agora

Você faz toda a diferença para a proteção da biodiversidade brasileira. Seja um doador do IPÊ e faça parte da transformação da realidade socioambiental.

DOE AGORA

Notícias

IPÊ e Fundação Florestal lançam materiais educativos sobre Incêndios Florestais 

Alunos do Mestrado Profissional visitam o maior corredor florestal já restaurado na Mata Atlântica 

Curso de beneficiamento de sementes dá chance de nova atividade a assentados no ES

No mês de julho, em parceria com a Rede de Sementes, o projeto do IPÊ “Educação, Paisagem e Comunidade”, promoveu o curso de coleta e beneficiamento de sementes nativas para produtores rurais dos...

Paisagens Sustentáveis no Pantanal

O projeto Paisagens Sustentáveis no Pantanal começou em 2020, uma parceria entre IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Smithsonian Conservation Biology Institute (SCBI), Ecoa - Ecologia e Ação e Embrapa Pantanal. 

A proposta é entender o que são as paisagens sustentáveis no Pantanal e acelerar o processo de certificação das fazendas sustentáveis, somando a isso os esforços com a Embrapa Pantanal para expandir a certificação Fazenda Pantaneira Sustentável para todo o bioma.

As certificações podem trazer principalmente benefícios econômicos para os proprietários, como facilidades de crédito e redução de impostos.

PhD. Rafael Chiaravalloti​

PhD. Walfrido Tomas - Embrapa Pantanal​

Andre Restel Camilo – Smithsonian​

PhD. Peter Leimgruber - Smithsonian

MsC. Henrique Shirai - IPÊ

Hércules Quelu - IPÊ