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*Com informações de Red Bull Bragantino

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho), o IPÊ foi convidado para um encontro virtual com os jogadores do Sub-14 e Sub-15 do Red Bull Bragantino, time da cidade de Bragança Paulista. 

O objetivo principal do encontro foi proporcionar aos atletas uma reflexão acerca das relações humanas com os recursos naturais do planeta, a partir de um entendimento prévio, que foi compartilhado pela Magda Andrade, assistente social do Massa Bruta e Andrea Pupo Bartazini, coordenadora de projetos de educação ambiental do IPÊ,sobre a importância da preservação e conservação ambiental, sustentabilidade e reciclagem.

Já no início da conversa, os meninos foram questionados sobre o que passava na mente deles quando o assunto era Meio Ambiente, e as reações foram muito positivas, ditando o ritmo da conversa. Na sequência, Andréa mostrou uma apresentação sobre a Mata Atlântica, bioma predominante na região de Jarinu. 

“Nosso objetivo com as atividades educativas é contribuir na conscientização acerca do papel individual e coletivo dos adolescentes/atletas com o ambiente, pois consumimos recursos naturais o tempo todo. E, com essas ações, esperamos gerar atitudes mais conscientes e responsáveis na relação com a natureza”, ponderou, Magda Andrade.

Durante todo o encontro, a participação e o interesse da garotada chamaram a atenção das mediadoras, e ao final, foi possível notar o entendimento por parte dos jovens jogadores acerca do tema, como foi o caso de Arthur Ribeiro, do Sub-15:

“Eu gostei bastante da atividade, me ajudou muito a ter uma visão diferente sobre o assunto. Algumas coisas que eu não sabia que faziam mal ao meio ambiente e agora eu pude aprender, trazendo coisas boas à minha mente”. 

A conversa terminou falando um pouco sobre o papel de todos na conservação da Biodiversidade e o que cada um pode fazer para ajudar a diminuir o impacto ecológico.  Para Andrea Pupo, o papo foi bem agradável e proveitoso.

“Foi muito interessante, porque eram meninos de 13, 14 e 15 anos muito atentos e participativos. Uma coisa que me chamou muito a atenção e foi o fato de os meninos terem chamado familiares para assistir a apresentação e isso me deixa muito feliz, é um sinal que as pessoas estão sensibilizadas, querem ouvir falar sobre Meio Ambiente, querem aprender mais e eu espero de verdade que os meninos possam ser exemplos de pessoas e futuros atletas que possuem esse olhar sensível para a conservação ambiental”. Finalizou coordenadora de projetos de educação ambiental do IPÊ.

Essa não foi a primeira vez que o Red Bull Bragantino se juntou ao IPÊ em ações para a conscientização sobre o meio ambiente. Em outubro de 2020, o clube promoveu uma ativação social no Twitter, arrecadando mudas para o reflorestamento de uma área localizada no Sistema Cantareira. https://www.redbullbragantino.com.br/noticia/red-bull-bragantino-enfrenta-as-queimadas-da-regiao-em-jogo-promovido-no-twitter 

Inscreva-se para a Aula Magna gratuita sobre Mudanças Climáticas, com Carlos Klink, professor convidado do Mestrado Profissional e da Pós-graduação Lato Sensu da ESCAS e um dos principais especialistas no tema. Klink possui 30 anos de experiência nos temas uso da terra, mudança do clima, financiamento verde e capacitação, em parceria com instituições públicas, privadas, acadêmicas e ONGs, no Brasil e no exterior. Foi Secretário Nacional para Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente/MMA e Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente.

A Aula Magna é iniciativa é da ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ.

“Neste ano, no final de abril, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden convidou as principais lideranças políticas, econômicas, científicas e da sociedade civil mundiais para um summit on climate. A pauta é clara: como as maiores economias do planeta podem e devem fortalecer sua ambição no combate aos efeitos da mudança global do clima. O objetivo já está definido: limitar o crescimento do aquecimento global a 1,5° C até o fim do século. O desafio é certamente monumental e requer uma concertação de esforços: planos de ação, mudanças econômicas e tecnológicas, negociações políticas e jurídicas; já se nota em muitos países engajamento da sociedade civil, da academia, das empresas, dos bancos, e dos governos. E no Brasil, para onde iremos?”, comenta Carlos Klink. 

Programe-se! Interessados receberão certificado de participação. 

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O Portal Proteja (www.proteja.org), que chega com o compromisso de constituir a maior biblioteca virtual sobre áreas protegidas do Brasil, será lançado em 24 de junho, às 16h, num evento on-line que reunirá representantes de entidades civis, governamentais, acadêmicas e universitárias e demais pessoas interessadas no tema da conservação ambiental. Inscreva-se aqui.

Com uma plataforma digital robusta e eficiente, o Proteja é uma iniciativa multiatores que conta com a participação de 16 organizações socioambientais e engloba outras ações, como o Proteja Talks - uma série de palestras inspiradas no TED Talks destinada a promover o debate, dar voz aos diversos atores e mostrar diferentes perspectivas de entendimento do tema – e podcasts que apresentam as ameaças e pressões sofridos por esses territórios, assim como as mais recentes e inovadoras ações para protegê-los.

A iniciativa busca o engajamento de novos parceiros como organizações não governamentais, associações comunitárias, universidades e institutos de pesquisa atuantes em todo o país. A intenção é que essas entidades possam utilizar o portal como fonte de informações para campanhas de sensibilização, estudos, pesquisas, projetos e, ao mesmo tempo, contribuam na produção de conteúdo com base em suas atividades ligadas às áreas protegidas. 

O objetivo do Portal Proteja é facilitar o acesso a dados confiáveis e informação de qualidade de forma organizada sobre áreas protegidas para subsidiar o trabalho dessas organizações, auxiliar nos processos de tomada de decisão e facilitar a compreensão do tema. A finalidade é ainda colaborar para o fortalecimento dos profissionais e das instituições comprometidas com a defesa, conservação e desenvolvimento sustentável das áreas protegidas do Brasil através do diálogo e ações coletivas. 

O Proteja oferece acesso gratuito a todos os interessados e é gerido por meio de parceria das mais respeitáveis instituições socioambientais da sociedade civil. 

Entidades parceiras do Portal Proteja: Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Fundação Vitória Amazônica (FVA), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Instituto Floresta Tropical (IFT), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Instituto Socioambiental (ISA), Associação de Defesa Etnoambiental (Kanindé), The Nature Conservancy (TNC), Wildlife Conservation Society (WCS) Brasil , Woodwell Climate Research Center e World Wild Fund for Nature (WWF) Brasil. 

As ações de educação ambiental em Nazaré Paulista/SP ganharam um novo impulso agora com o novo projeto “Escolas Climáticas do Cantareira”, uma iniciativa promovida gratuitamente às escolas do município pelo IPÊ  em parceria com o IAMAR - Instituto Alair Martins, braço social do Grupo Martins. Mais de 1.000 estudantes serão beneficiados, das séries finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. 

O projeto visa a implementação de cinco medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas em cinco escolas do município, localizado na região do Sistema Cantareira. Cisternas para armazenar água da chuva, hortas e canteiros agroflorestais, ponto de coleta seletiva de resíduos sólidos, produção de mudas e plantio de árvores nativas estão entre os exemplos de equipamentos de educação para a sustentabilidade com potencial de instalação nas escolas climáticas.  

“Trabalharemos com a formação de coletivos envolvendo as comunidades escolares (estudantes e responsáveis, professores, funcionários)  que participarão de oficinas de capacitação. Em conjunto, vamos planejar, implementar e monitorar as medidas em resposta aos desafios das mudanças climáticas nas escolas”, explica Andrea Pupo, coordenadora de Educação Ambiental do IPÊ. 

A aproximação de empresas com as Escolas Climáticas também está contemplada no projeto. “Vamos envolver colaboradores/voluntários de empresas - localizadas nas regiões provedora e beneficiada pela água do Sistema Cantareira e também do Sistema Martins - em ações realizadas nas escolas. Tivemos experiências nesse formato em propriedades rurais que superaram as expectativas de todos os envolvidos. Esse intercâmbio de conhecimentos e experiências intergeracionais têm o potencial de somar esforços com os desafios das escolas da região e de revelar novas perspectivas para os colaboradores”, pontua a educadora. 

O projeto “Escolas Climáticas do Cantareira” também fortalecerá mais uma frente já trabalhada pelo IPÊ: o desenvolvimento de materiais específicos para educadores. “No IPÊ acreditamos no potencial de compartilharmos conhecimento construído em conjunto por pesquisadores e comunidades. No projeto Semeando Água, por exemplo, realizado no Sistema Cantareira em oito municípios, incluindo Nazaré Paulista, disponibilizamos uma série de materiais gratuitos no site do projeto. Com as Escolas Climáticas do Cantareira vamos dar sequência a esses materiais e incluiremos também boletins exclusivos para as empresas que aderirem ao voluntariado.”.

A equipe do projeto já está em contato com as equipes escolares. Inicialmente, o projeto será realizado de julho de 2021 até junho de 2023.

Há mais de 20 anos, o IPÊ realiza ações na área de educação ambiental em Nazaré Paulista. As atividades já chegaram gratuitamente a 100% das escolas municipais de Nazaré Paulista e, desde 2013, as ações foram ampliadas para outros sete municípios do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 7,6 milhões de pessoas apenas na região metropolitana de São Paulo, além de Campinas e de Piracicaba.

Captura de Tela 769Em tempos de pandemia, o sedentarismo tem preocupado educadores. Silvia Masulo, coordenadora do Grupo de Teatro Fazendo Arte Fazendo Parte - projeto de inclusão de pessoas com deficiência intelectual, de Atibaia/SP, está entre eles. “Com o isolamento social, as aulas de teatro têm acontecido de forma 100% online. Como as pessoas têm permanecido mais tempo em frente ao computador, comecei a pensar em uma forma das pessoas realizarem alguma atividade física regular ao ar livre, que tivesse um incentivo a mais, valor agregado”.

No início de junho, Silvia conta que lançou para a turma de cerca de 20 alunos, entre 14 e 65 anos, a Gincana Fazendo Arte e Fazendo Bem, utilizando como gancho as festas juninas. “Em ano de pandemia, os alunos foram estimulados a realizar atividade física com o uso do aplicativo Km Solidário com doações feitas ao IPÊ.  A ideia é o quanto nós, como grupo, conseguimos realizar. Minha expectativa inicial era de contabilizarmos 40 km, fiquei muito surpresa quando descobri que superamos os 830 km”. 

Silvia comenta que a adesão da turma superou as expectativas. “Eles se apaixonaram e comentaram que vão continuar depois do período da gincana. A doação para o IPÊ é sem dúvida um estímulo à atividade física.  O pessoal realmente se envolveu porque nos primeiros dias cada família postava 3 km, 5 km, depois começaram a postar 7 km, 12 km. Algumas pessoas com dificuldade de mobilidade caminham 1 km ou menos, mas está valendo o importante é o coletivo. Um dos alunos pediu inclusive uma bicicleta emprestada para contribuir com o IPÊ, uma graça. O que começou como uma gincana virou a atividade da família. Essa é uma atividade possível na pandemia que deve continuar depois que esse período passar.”

Durante as aulas de teatro os alunos compartilham as experiências. “Pela diversidade da faixa etária houve também uma troca de experiência, um suporte dos mais jovens às pessoas que não têm tanta familiaridade com o uso de aplicativos”, pontua a educadora. “O grupo também está estimulando que familiares e amigos incorporem a atividade física no dia a dia. Indiretamente, a gincana já impactou mais de 60 pessoas”, complementa a educadora.