Últimas Notícias

DSCN0840Hoje, em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente o IPÊ apresentou para o grupo da Terceira Idade do município de Nazaré Paulista o projeto “Semeando Água”no Salão Paroquial.

Atraidos pela situação do reservatório que existe na cidade e compõe o Sistema Cantareira, cerca de 30 pessoas participaram ativamente da palestra, como o Sr José Carlos de Carvalho de 72 anos que não conhecia a importância da região para a provisão da quantidade e qualidade da água “ Há 11 anos eu moro em Nazaré Paulista e de lá para cá mudou bastante a paisagem. Na TV vemos a situação dos nossos reservatórios , e fico feliz de conhecer projetos que estão preocupados com a água e o meio ambiente. Tenho fé nessa nova geração que vem com vontade de mudar.”, comenta ele, que é vigia aposentado.

O projeto “Semeando Água” que é patrocinado pela Petrobras e prevê a recuperação dos corpos hídricos em propriedades rurais que possuam nascentes que contribuem para o abastecimento do Sistema Cantareira vem desenvolvendo ações de educação ambiental, capacitação, técnicas de melhorias de uso do solo e restauração florestal em oito municípios da região: Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis, Vargem, Extrema , Camanducaia e Itapeva.

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente o projeto “Semeando Água” promoverá outras ações de educação ambiental em municípios da região:

5/06: Campanha de Conscientização na feira livre em Nazaré Paulista (das 8h às 12h)
6/06: Campanha de Conscientização em escolas da rede pública de Joanópolis (das 9h às 11h e das 13h às 15h).

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o IPÊ preparou atividades no Pontal do Paranapanema, Joanópolis e Nazaré Paulista. Confira!

Em Teodoro Sampaio (SP)

03/06 – (a partir das 8h00) Ação Ambiental e Ação Participativa de limpeza no bosque da Cohab Chris; Exposição Itinerante com mostra de animais da fauna local.

04/06 – (a partir das 8h00) Plantio Ecológico e Mutirão de Limpeza no Balneário Municipal

05/06 – (a partir das 8h00) Pedágio Ecológico na SP 613 (rodovia que corta o Parque Estadual Morro do Diabo).
             (tarde) Campanha de Coleta de Óleo de Cozinha; Doação de mudas na área urbana e rural; informações ambientais.

06/06 – (a partir das 8h00) Canteiros da área urbana; Ação de arborização urbana; Informações Ambientais para a comunidade local.
             (às 19h00) Lançamento do livro “Mico-Leão-Preto: A História de Sucesso na Conservação de uma Espécie Ameaçada”, na Câmara Municipal dos Vereadores.

Em Joanópolis (SP)

05/06 – (a partir das 8h00) Campanha de Conscientização em escolas.

Em Nazaré Paulista (SP)

04/06 – (14h00) Palestra do projeto Semeando Água – salão paroquial

05/06 – (8h00-12h00) Palestra do projeto Semeando Água – praça da EE. Francisco Derosa

07/06 – Venha Viver o IPÊ

IPÊ abre as portas para visitantes em Nazaré Paulista/SP

Evento Viver o IPÊ tem palestra e mesa redonda com os fundadores Claudio e Suzana Padua


No dia 7 de junho, o IPÊ abrirá as portas de sua sede para receber os visitantes interessados em conhecer o trabalho da organização e o campus da ESCAS – Escola Superior de Conservação e Sustentabilidade.

Na ocasião, os fundadores do Instituto Claudio e Suzana Padua estarão presentes realizando palestras e discutindo o futuro da sustentabilidade com os presentes.

As vagas são limitadas. Inscrições pelo telefone: 11-4597-1327 / 11-4597-7161.

Quando: 7 de Junho de 2014
Horário: das 10h às 14h.
Endereço: Rod. D.Pedro I, km 47. Bairro Moinho
                 Nazaré Paulista - SP

 

Depois de surpreender os paulistanos na Praça Charles Miller e no Minhocão com a nossa “Árvore que Sente” - uma iniciativa do IPÊ em parceria com a agência de publicidade Y&R Brasil, agora é a vez da cidade de Goiás conhecer um pouco dessa iniciativa ao vivo.

Durante o Fica 2014 - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que vai até o dia 1º de junho, a árvore fica instalada na Avenida Beira Rio, às margens do rio Vermelho, que corta o centro histórico da cidade, que está localizada a cerca de 130 km de Goiânia.

A ideia dos organizadores do evento é proporcionar aos participantes do festival e aos visitantes a oportunidade de ver de perto as reações de uma árvore de acordo com a qualidade do ar que ela e todos nós respiramos. . Assim como em São Paulo, por meio de projeções em 3D, a árvore muda de feição conforme a qualidade do ar no momento. Se o índice de poluição está baixo, a árvore fica feliz, mas conforme ele aumenta, ela fica brava ou tosse. Para isso, serão utilizando dados da Cetesb como parâmetro, refletindo os índices de São Paulo em tempo real.

O site oficial – www.arvorequesente.com.br – traz mais informações sobre a iniciativa que aconteceu pela primeira vez em março deste ano em São Paulo, para celebrar a Semana de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.

O Fica

A Cidade de Goiás transforma-se, a cada Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), em um grande palco para viver o rico intercâmbio de aprendizado que mescla cultura, meio ambiente e cidadania. Diferentes línguas, turistas, expressões artísticas, além da gastronomia regional da Cidade de Goiás, se projetam como ingredientes certeiros para uma singular experiência humana. É esta a identidade do Fica, um festival multicultural que utiliza da plataforma do cinema para englobar as mais distintas expressões artísticas com o objetivo de reproduzir ao mundo o debate sobre a questão ambiental. Neste ano, o festival é realizado entre os dias 27 de maio e 1º de junho.

Desde o início, o festival busca fortalecer-se como palco das discussões da temática ambiental dentro de um conceito mais amplo, que combine desenvolvimento com a melhor qualidade de vida no planeta. Nesse aspecto, o Fica abre espaço para as discussões do desenvolvimento sustentável não apenas na tela, mas com oficinas, mesas-redondas, palestras e outras atividades que levam à mais ampla abordagem das questões do meio ambiente. Por essa linha de ação busca ainda reforçar a consciência para a melhor relação homem/natureza.

DSCN0577Na última quinta-feira, 22 de maio, aconteceu na Câmara Municipal do Município de Vargem (SP) o II Encontro Participativo do Projeto Semeando Água, que é patrocinado pela Petrobras. Durante o evento o IPÊapresentou o projeto para a população da cidade. Cerca de 30 pessoas participaram, entre representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Prefeitura, proprietários rurais e o Grupo de Terceira Idade do município.

O evento apresentou, por meio da Educação Ambiental do IPÊ, os principais objetivos do projeto Semeando Água e seus primeiros resultados obtidos na propriedade que recebeu as orientações e intervenções de conversão de uso de solo. Lá, cerca de cinco hectares de pasto convencional foram convertidos para o pastoreio rotacionado Voisin, que consiste no piqueteamento da área, respeitando o período de descanso do solo e crescimento do pasto.

Na ocasião, o Diretor de Meio Ambiente Alexandro de Souza Morais apresentou o Sistema de Coleta Seletiva de Vargem e o Projeto Nascentes, realizado no município para a recuperação de nascentes degradadas com a implantação de infraestrutura, restauração florestal, conscientização e capacitação. “Iniciativas como essa do IPÊ são sempre bem-vindas, e vem de encontro com o que acreditamos. O município de Vargem vem desenvolvendo algumas ações de conservação como o projeto Nascentes e temos a certeza que trabalhando em parceria o sucesso é certo.”, comenta o diretor.

Mais ações com essa estão previstas nas atividades de Educação Ambiental do projeto em outros municípios que o projeto atua.