Projeto"Talentos da Natureza" recebe prêmio de geração de renda para mulheres

O projeto "Talentos da Natureza" foi um dos vencedores do prêmio Destaque em Geração de Emprego e Renda oferecido pelo Instituto Renner em parceria com a Aliança Empreendedora. O trabalho realizado pelo IPÊ, em Nazaré Paulista (SP), buscou talentos entre mulheres moradoras do município. A região é estratégica do ponto de vista da proteção ambiental e tem sido foco dos trabalhos do IPÊ especialmente para a proteção da Mata Atlântica e dos serviços ecossistêmicos, como os recursos hídricos. Ali, o IPÊ buscou desenvolver as capacidades empreendedoras e os olhares das mulheres para a causa ambiental. O resultado foi a criação de um grupo de empreendedoras que agora busca se destacar em suas frentes de atuação - artesanato e produção de cosméticos, com produtos que representem as tradições de Nazaré Paulista. 

"Estamos muito felizes com o prêmio. É um reconhecimento do trabalho do Instituto e também de todo o grupo de mulheres que se dedicou durante um ano todo e pôde ampliar suas capacidades empreendedoras", explica Fernanda Pereira, coordenadora do projeto. 

Ao longo de nove meses, 27 mulheres do município (a maioria moradora da área rural) participaram de nove oficinas destinadas ao empreendedorismo feminino. Com metodologia da Aliança Empreendedora, as participantes puderam descobrir seus potenciais como empreendedoras e também como aplicar seus talentos em produções sustentáveis. Cada mulher produz agora artigos com reciclagem de papel (papietagem), além de produtos naturais de limpeza e cosméticos, cujas matérias primas são beneficiadas com o adubo produzido por compostagem, que reduz o volume de resíduo orgânico destinado aos aterros.

Para receber o prêmio, entregue dia 19 de outubro, estiveram presentes em Porto Alegre (RS), a coordenadora da Unidade de Negócios do IPÊ, Andrea Peçanha, e uma das participantes do grupo de mulheres, Valeria Oliveira.