IPÊ assina parceria com Conselho Brasileiro de Voluntariado para impulsionar agenda socioambiental no setor
IPÊ assina parceria com Conselho Brasileiro de Voluntariado para impulsionar agenda socioambiental no setor

O voluntariado para a conservação da natureza é uma das frentes que o IPÊ atua desde 2015, quando iniciou o trabalho de fortalecimento do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (UCs), junto ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O Brasil conta com mais de 2.500 unidades de conservação, que são responsáveis pela proteção da biodiversidade e geração de uma série de serviços como estabilidade climática, produção hídrica, contenção de encostas e de enxurradas, geração de produtos da sociobiodiversidade, entre outros. Fomentar o voluntariado nessas áreas é extremamente estratégico e gera benefícios para toda a sociedade.    

Munido de conhecimento técnico e com base em pesquisas sobre o tema, o IPÊ tem sido um articulador importante que conecta o voluntariado com as áreas naturais, chamando, inclusive, para o debate sobre o tema. Gestores de unidades de conservação e áreas protegidas, voluntários, empresários, turistas e moradores do entorno de áreas naturais participaram, por exemplo, do I Fórum Brasileiro de Voluntariado promovido pelo IPÊ em 2021.

Por conta dessa expertise, o Conselho Brasileiro de Voluntariado (CBV) convidou o Instituto para dar impulso a essa agenda no setor empresarial. Experiências na natureza com voluntários de empresas já fazem parte do portfólio dos projetos do IPÊ. Recentemente, o Instituto realizou, com apoio da Fundação Florestal, uma ação comemorativa do dia do meio ambiente com voluntários da Alpargatas. Em outras ocasiões, recebeu colaboradores de empresas como EDP, RaiaDrogasil, Tour House, entre outras, para plantios de árvores na Mata Atlântica.

A parceria de IPÊ e CBV busca dar visibilidade e fomentar a ação voluntária voltada para os desafios da sustentabilidade global pela perspectiva da conservação da biodiversidade brasileira. Para isso, tem como foco quatro dos 17 ODS: (17) Parcerias e meios de implementação; (11) Cidades e Comunidades Sustentáveis; (06) Água Potável e Saneamento; (13) Ação Contra a Mudança Global do Clima; e (15) Vida Terrestre.

Para o IPÊ, a parceria é uma oportunidade de aproximar mais essas pautas dos programas de voluntariado empresariais. Para Angela Pellin, coordenadora da iniciativa do voluntariado para a conservação do IPÊ “as empresas têm um papel muito importante gerando inovação e apoiando a busca de soluções para os desafios climáticas e da proteção da biodiversidade, fomentar o voluntariado corporativo associado ao voluntariado para a conservação pode ser uma importante contribuição”. 

Seja um doador do IPÊ.