Projeto de restauração do IPÊ tem novo aporte de recursos do Regenera América (Mercado Livre)
Projeto de restauração do IPÊ tem novo aporte de recursos do Regenera América (Mercado Livre)

Iniciativa do Mercado Livre, com participação da Pachama, o Regenera América começou suas ações em 2021, apoiando projetos de restauração florestal como o Corredores de Vida, trabalho do IPÊ, que acontece no oeste de São Paulo, Pontal do Paranapanema. Por meio desse apoio, o IPÊ já plantou no ano passado 250 hectares de florestas (400 mil árvores), que se somam ao número total de 6 milhões de árvores reflorestadas pelo Instituto na Mata Atlântica.

Agora, em 2022, o Corredores de Vida receberá um novo aporte que permitirá restaurar 50 hectares a mais do bioma presente no estado de São Paulo, a partir do plantio de mais de 100 mil plantas nativas.

O projeto do IPÊ com corredores florestais acontece há mais de 20 anos no Pontal do Paranapanema e desde o ano passado conta com a experiência da Biofílica Ambipar Environment no desenvolvimento e gestão de projetos de carbono para mensuração e comercialização do CO2eq absorvido pelas áreas restauradas ao longo do período do projeto.

Ao todo, por meio do Regenera América, o Pontal receberá meio milhão de árvores que, em 25 anos terão capacidade de sequestrar aproximadamente 115 mil toneladas de carbono, contribuindo para minimizar os efeitos da crise climática. Além do benefício ecológico e climático, o plantio dessas árvores apoia a geração de renda para 50 famílias locais.

Cientificamente eficazes no combate às mudanças do clima, a conservação e a regeneração geram créditos de carbono, uma vez que os biomas capturam e armazenam o carbono emitido, fornecendo ainda uma variedade de serviços ecossistêmicos vitais, como ar puro, água limpa, solos saudáveis, alimentos, matérias-primas, dentre outros.

O programa Regenera América apoia iniciativas de regeneração nos principais biomas da América Latina, região que abriga 40% da biodiversidade do planeta. Neste ano, quatro projetos receberão esse investimento no Brasil, assim como o programa chega ao México, com o apoio a grande um projeto local e investimento similar. Ao todo, serão investidos R$ 87 milhões na região, sendo que R$ 39 milhões já foram aplicados no ano passado. O Regenera América é uma das principais iniciativas da estratégia ambiental do Mercado Livre, que investe um valor proporcional à sua pegada de carbono em projetos que irão gerar créditos futuros.