Encontro entre técnicos do IPÊ e prestadores de serviço alinha ações na área de restauração ecológica, no Pontal do Paranapanema
Encontro entre técnicos do IPÊ e prestadores de serviço alinha ações na área de restauração ecológica, no Pontal do Paranapanema

A equipe do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas à frente das ações de restauração no Pontal do Paranapanema, extremo Oeste do estado de São Paulo, promoveu encontro com os prestadores de serviço da área de plantio para tratar sobre “Combinados e acordos para o desenvolvimento de ações e atividades de Restauração Ecológica em projetos do IPÊ”, no escritório do IPÊ, em Teodoro Sampaio/SP.

O encontro teve como objetivo aprimorar as técnicas de plantio e manejo na restauração florestal. O IPÊ já plantou na região mais de 5,4 milhões de árvores. Haroldo Borges Gomes, coordenador de projetos do IPÊ, destacou que o trabalho realizado pelos prestadores de serviço no campo é a extensão dos estudos dos pesquisadores do IPÊ em conjunto com a ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade. “Essa forma de trabalho tem gerado resultado positivo no quesito qualidade na restauração florestal. O IPÊ visa envolver prestadores de serviços em seus projetos, mobilizando a comunidade da região do Pontal e gerando emprego e renda para o maior número de pessoas”, ressaltou Borges.

Para Gilberto Aguilar Júnior, da AM Engenharia e Soluções Ambientais, um dos prestadores de serviço, a reunião foi esclarecedora. “Ficou muito claro que todas as exigências da instituição referente ao plantio são com base em pesquisas realizadas por professores e pesquisadores da ESCAS e equipe do IPÊ. Os estudos norteiam a melhor forma de nós prestadores executarmos o trabalho no campo”, disse.