IPÊ inicia temporada 2022 dos Encontros dos Saberes
IPÊ inicia temporada 2022 dos Encontros dos Saberes

A Reserva Biológica do Rio Trombetas, no Pará, é a primeira unidade de conservação da Amazônia a sediar a temporada 2022 dos Encontro dos Saberes. A iniciativa, promovida pelo Projeto de Monitoramento Participativo da Biodiversidade (MPB), do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é um espaço de diálogo entre pesquisadores, monitores e gestores de unidades de conservação a respeito das experiências de cada um sobre a manutenção da biodiversidade local. 

 “Esses encontros funcionam como um espaço de troca entre diferentes atores sociais que atuam no monitoramento das unidades de conservação. A partir das informações adquiridas com essa troca, criamos um espaço de conversa onde diversas fontes de conhecimentos, e especialmente do conhecimento tradicional, dialogam e encaminham soluções a respeito da melhor forma de preservação desses territórios”, explica Leonardo Rodrigues, coordenador pedagógico do projeto MPB. 

Leonardo afirma que a nova rodada dos Encontro dos Saberes tem gerado diversas expectativas entre os participantes, pois marca a retomada de uma agenda interrompida pela pandemia. “O retorno desses encontros reanima o processo de monitoramento nesses territórios e amplia a participação e o interesse de novos monitores e gestores das unidades de conservação na luta pela conservação da biodiversidade”.

 Bruno Bimbato 2 IPÊ web

Crédito: Bruno Bimbato/IPÊ

Desde o início do projeto MPB, em 2014, o Instituto de Pesquisas Ecológicas já realizou oito encontros presenciais e dois seminários amplos envolvendo diversos parceiros da instituição como lideranças locais, gestores do ICMBio, monitores e pesquisadores.

Este ano estão previstos nove encontros presenciais em nove diferentes unidades de conservação. Além da REBIO do Rio Trombetas, os eventos serão realizados nas Reserva Extrativista (RESEX) do Cazumbá-Iracema, RESEX Baixo Juruá, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Itatupã-Baquiá, Floresta Nacional Jamari, RESEX Rio Ouro Preto, RESEX Rio Unini, Parque Nacional do Jaú e Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

Bruno Morales IPÊ web

Crédito: Bruno Morales/IPÊ

Confira a agenda dos Encontros dos Saberes 2022

- REBIO Rio Trombetas: 21 de março

- RESEX Baixo Juruá: 1º de abril

- RDS Itatupã-Baquiá: 8 de abril 

- RESEX Rio Ouro Preto: 19 de abril

- Floresta Nacional Jamari: 22 de abril

- RESEX do Cazumbá-Iracema: 28 de abril

- RESEX Rio Unini: 13 de maio

- Parque Nacional do Jaú: 1 de junho

- Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque: 10 de junho

O Projeto MPB conta com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional - USAID e da Fundação Beth Moore.