Mulheres do campo: Sistemas agroflorestais beneficiam agricultora no Pontal do Paranapanema

Há seis anos, ela deixou a cidade de Assis/SP para morar no assentamento Haroldina, situado em Mirante do Paranapanema/SP, no extremo Oeste do estado de São Paulo. Logo que completou um ano de roça, foi contemplada com o projeto Sistemas Agroflorestais (SAF), em Mirante do Paranapanema (SP), extremo Oeste paulista. 

No Projeto,  pesquisadores e técnicos do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas atuam em conjunto com agricultores que confiaram na proposta de implantação dos SAFs nos anos de 2015 e 2016 – combinando o plantio de espécies arbóreas nativas com árvores frutíferas e café. 

Próximo à entrada do lote da família de Sônia, estão distribuídas 600 árvores nativas da Mata Atlântica, de 25 espécies. São 400 árvores frutíferas, como laranja, limão e graviola que garantem sombra aos 2.600 pés de café.  Essa é proposta do SAF, plantar uma linha de árvores nativas e uma linha de árvores frutíferas, com espaçamento de oito metros entre elas. Neste espaço entre as duas linhas, planta-se o café sombreado e agroecológico. Sônia, entretanto, aproveita a área para cultivar  também alimentos de ciclos mais curtos, como  batata-doce, amendoim, milho, feijão de corda, caxi, quiabo etc. Trabalhar à sombra é um grande benefício, diz Sônia.

“Numa região quente como é o Pontal do Paranapanema, onde os termômetros chegam a registrar 40 graus, plantar e colher na sombra do meu SAF é enxergar a mão de Deus na perfeição da natureza”.

Parte da produção é comercializada com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsável pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que contribui para aumentar a inserção dos assentados nas políticas públicas  voltadas ao desenvolvimento rural. O excedente vai para a mesa e proporciona à Sônia e ao marido Nivaldo Antônio Moura uma alimentação totalmente isenta de agrotóxicos. A fartura é tamanha que o casal doa alimentos para os familiares, amigos e vizinhos.


Saiba mais sobre as ações no Pontal do Paranapanema

Restauração da Mata Atlântica beneficiará o Clima, a Comunidade e a Biodiversidade, no Pontal do Paranapanema (SP)

Produtor rural contribui com os corredores florestais na adequação ao CAR, no Pontal do Paranapanema (SP)