LIRA/IPÊ e Conexsus lançam Planos de Promoção Socioeconômicos para áreas protegidas na Amazônia

Em seis volumes, os Planos de Promoção Socioeconômicos (PPSE) em áreas protegidas na Amazônia trazem análise do potencial de desenvolvimento, diretrizes e ações estratégicas para a consolidação e crescimento de Negócios Comunitários Sustentáveis (NCS). 

A publicação é uma iniciativa do Projeto LIRA – Legado Integrado da Região Amazônica/IPÊ em parceria com o Instituto Conexões Sustentáveis - Conexsus. Todos os Planos estão disponíveis para download gratuito no site do LIRA. Dessa forma, o LIRA/IPÊ e a Conexsus buscam contribuir com iniciativas, fundos e redes de bioeconomia para a implementação das oportunidades e das soluções apontadas pelo estudo.

Cada volume do Plano se refere a uma área protegida que tem ou terá investimentos financeiros do LIRA/IPÊ para Negócios Comunitários Sustentáveis (NCS). 

O fomento aos NCS desponta como oportunidade para transformar as áreas protegidas em pólos de desenvolvimento local. Nessa direção, promover a bioeconomia amazônica ao reduzir ameaças e valorizar o conhecimento tradicional integrado à economia estão entre as questões-chave. Tudo isso, respeitando a autonomia e as práticas culturais e produtivas dessas populações. 

Saiba mais sobre o LIRA