Comunidades da Amazônia recebem curso gratuito sobre monitoramento de quelônios e pirarucu

Cerca de 50 monitores da biodiversidade participam do curso de Monitoramento Participativo da Biodiversidade com foco em quelônios aquáticos e pirarucu, na Reserva Extrativistas (Resex) Médio Juruá e Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari, ambas localizadas no Amazonas, de 29 de junho a 02 de julho. 

Após 18 meses de atividades a distância, por conta da pandemia de Covid-19, o curso ministrado por pesquisadores do IPÊ e da UFAM – Universidade Federal do Amazonas é a primeira iniciativa presencial do projeto MPB - Monitoramento Participativo da Biodiversidade, do IPÊ, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. 

Durante o encontro, os participantes têm a oportunidade de avaliar os resultados da última temporada e de se engajar nas atividades do segundo semestre de 2021. Entre as novidades apresentadas está a coleta digital, por meio do aplicativo ODK, já utilizado pelo projeto MPB nos protocolos florestais e pela primeira vez em UCs com alvos de monitoramentos aquáticos. 

O encontro é realizado na Base da FAS – Fundação Amazônia Sustentável, na RDS Uacari, em parceria com o Programa Pé-de-Pincha (UFAM), o ICMBio local e a SEMA/AM – Secretaria do Meio Ambiente do Amazonas. 

Sobre o projeto MPB 

A atividade faz parte da parceria entre IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, por meio do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade - MONITORA e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica - CEPAM.

A iniciativa é uma atividade do projeto Monitoramento Participativo da Biodiversidade em Unidades de Conservação da Amazônia - MPB, desenvolvido pelo IPÊ em parceria com o ICMBio, com apoio de Gordon and Betty Moore Foundation e USAID.

Saiba mais sobre o projeto MPB - Monitoramento Participativo da Biodiversidade, do IPÊ

Conheça o Livro sobre o Monitoramento Participativo da Biodiversidade 2ª edição_JUL19  

Saiba mais sobre nossos resultados