Gratuito (em inglês): Livro sobre Ciência Cidadã tem participação de pesquisador do IPÊ

Geographic Citizen Science Design - No one left behind (apenas versão em inglês), foi editado por Artemis Skarlatidou e Muki Haklay. O livro traz artigos sobre diversas experiência no campo da Ciência Cidadã. Um dos autores na publicação é Rafael Chiaravalloti, pesquisador do IPÊ no Pantanal e professor da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade.

Com o artigo “Representing a fish for fishers: geographic citizen science in the Pantanal wetland, Brazil”, Rafael explora as seguintes questões:

- A criação de áreas de proteção integral na fronteira oeste do Pantanal, Brasil, tem causado o deslocamento físico e econômico da população local.

- Um programa de ciência cidadã geográfico foi implementado para apoiar a população local a representar suas práticas habituais e para incentivar os profissionais a incorporar melhor as necessidades da população local na agenda de conservação.

- O tempo gasto com a população local para obter relacionamento é uma etapa fundamental na implementação de um programa de ciência cidadã geográfico bem-sucedido.

Faça o download